Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4527

Título: Estudo da viabilidade do uso de energia solar fotovoltaica no carregamento de baterias para fins diversos
Autor(es): Silva, Evandro Pereira da
Orientador: Alvarenga, Carlos Alberto
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Teixeira, Vítor Hugo
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Energia solar fotovoltaica
Baterias
Veículos
Mini placas eletrônicas
Data de Defesa: 15-Abr-2010
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SILVA, E. P. da. Estudo da viabilidade do uso de energia solar fotovoltaica no carregamento de baterias para fins diversos. 2010. 178 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
Resumo: O uso sistêmico do efeito fotovoltaico para produção de energia vem sendo analisado mais freqüentemente tanto no campo acadêmico, quanto no campo operacional. Face a sua distribuição praticamente equânime pelo planeta e pelo baixo índice de impactos ambientais que produz, a energia solar fotovoltaica constitui uma nobilíssima fonte energética, cujo potencial pode ser notadamente explorado com o desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias de captação e conversão. É indiscutível a necessidade de dispositivos de armazenamento, em se tratando do uso de energia solar fotovoltaica. Desta forma, esta pesquisa toma como base o armazenamento realizado através do uso de baterias. Por se tratar de um ramo que envolve equipamentos que se encontram em um constante e ascendente processo evolutivo, os dados empreendidos retratam a realidade no momento de edição do respectivo referencial teórico. A aplicabilidade e rentabilidade do uso da energia solar fotovoltaica em diversos usos, depende diretamente da capacidade/eficiência de captação, conversão, armazenamento e liberação de energia. Isto também se relaciona com as exigências e configurações dos sistemas fotovoltaicos, dos equipamentos de armazenamento de carga, e dos instrumentos que consumirão a carga armazenada. Neste trabalho acadêmico, procede-se a análise de veículos movidos por motor a explosão, veículos elétricos e mini placas eletrônicas aplicadas à robótica. Ante tal perspectiva, este trabalho visa salientar a constituição básica, aplicabilidade e viabilidade do uso de sistemas fotovoltaicos, e por conseguinte, a energia solar fotovoltaica, para as diversas finalidades, com base nos referenciais técnicos e práticos abordados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4527
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Estudo da viabilidade do uso de energia solar fotovoltaica no carregamento de baterias para fins diversos1,55 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback