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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vitor Pereira de-
dc.creatorSantos, Andreolle Augusto dos-
dc.creatorSilva, Adriano Gonçalves da-
dc.creatorReis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.creatorBatista, Marco Túlio Silva-
dc.creatorPereira, Fabiana de Paula-
dc.creatorFerreira, Lucio Fernandes-
dc.creatorSouza, Cleverton José Farias de-
dc.creatorBruzi, Alessandro Teodoro-
dc.date.accessioned2021-05-17T18:08:23Z-
dc.date.available2021-05-17T18:08:23Z-
dc.date.issued2020-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. P. de et al. Efeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Gerais. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. e2039119697, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9697.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46291-
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify if the school environment and Physical Education classes modify the motor performance of children from public schools (EPb) and private schools (EPa) of basic education in a city in the south of Minas Gerais. The study involved the participation of 100 children, of both sexes, aged between six and nine years, from two educational institutions, one private and the other public. The school environment and children were assessed punctually, using three instruments: a) test to assess fundamental motor skills (TGMD-2); b) protocol of observations of physical education classes to assess their quality; c) checklist to assess the infrastructure, material resources and content worked on by the teacher. For data analysis, the “two-way ANOVA” with independent variables and the “ANCOVA” covariance test were used and the results showed that EPa students had better motor proficiency when compared to EPb. The analysis of covariance showed that the school environment is related to the process of developing fundamental motor skills, however, the teacher's pedagogical practice did not significantly interfere in the children's learning.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCDRR Editorspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.subjectProficiência motorapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectCrianças - Aprendizagempt_BR
dc.subjectMotor proficiencypt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectChildren's learningpt_BR
dc.titleEfeitos dos ambientes escolares e dos recursos disponibilizados às aulas de educação física na proficiência motora de crianças em um município no Sul de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeEffects of school environments and the resources made available to physical education classes on the motor proficiency of children in a municipality in the south of Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeEfectos de los entornos escolares y los recursos puestos a disposición de las clases de educación física sobre la competencia motora de los niños en una ciudad del sur de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi verificar se o ambiente escolar e as aulas de Educação Física modificam o desempenho motor de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, de escolas da rede pública (EPb) e da rede particular (EPa) em um município ao Sul de Minas Gerais. O estudo contou com a participação de 100 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de seis a nove anos, de duas instituições educativas, sendo uma privada e a outra pública. O ambiente escolar e as crianças foram avaliadas pontualmente, por meio de três instrumentos: a) teste para avaliar as habilidades motoras fundamentais (TGMD-2); b) protocolo de observações das aulas de educação física para avaliar a sua qualidade; c) lista de checagem para avaliar a infraestrutura, os recursos materiais e conteúdos trabalhados pelo professor. Para análise dos dados foi utilizado o “ANOVA two-way” com variáveis independentes e o teste de covariância “ANCOVA” e os resultados mostraram que os estudantes da EPa apresentaram proficiência motora melhor quando comparado aos da EPb. A análise de covariância evidenciou que o ambiente escolar está relacionado ao processo de desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, porém, a prática pedagógica do professor não interferiu significativamente na referida aprendizagem das crianças.pt_BR
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