Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Julia Amorim-
dc.creatorTemoteo, Paulo Antônio de Oliveira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-26T19:03:39Z-
dc.date.available2021-05-26T19:03:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMONTEIRO, J. A.; TEMOTEO, P. A. de O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 6, p. 113-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716620202671.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46392-
dc.description.abstractUnderstanding that the song “Saga da Amazônia” by Vital Farias enunciate phrases that make it possible to cause discussions in environmental education, this paper aims to point out and discuss the statements that the song evokes, showing how it becomes pertinent in addition to working with sensitivity of high school students, contribute to the construction of a critical look at the problems that surround us, specifically about environmental education. To do so, Qualitative Research methodology wans used and, more specifically, non-referential based discursive analysis of the Bakhtin Circle, or collation of statements. From the analysis of the music, it was possible to understand what it could say related to three spheres of knowledge in our society. They are: cultural issue, environmental issue and politicalsocial issue. In addition, it was possible to realize that this music can contribute to the education of our young people in different areas of knowledge in society: cultural, environmental and political-social.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMúsica em sala de aulapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectMusic in the classroompt_BR
dc.titleQuando a arte conta a história: um olhar crítico sobre a destruição da floresta tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”pt_BR
dc.title.alternativeWhen art tells a story: A critical look at the destruction of the Tropical Forest based on the song “Saga da Amazônia” by Vital Fariaspt_BR
dc.title.alternativeArte que cuenta uma historia: um enfoque crítico para la deforestación de la selva tropical basado em la canción “Saga da Amazônia” de Vital Fariaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEntendendo que a música “Saga da Amazônia” de Vital Farias enuncia dizeres que tornam possível suscitar discussões nos ambientes educacionais diversos, esse trabalho tem o objetivo de apontar e discutir os enunciados que a música suscita, visando mostrar como ela se torna pertinente para além de trabalhar a sensibilidade de estudantes do Ensino Médio, contribuir para a construção de um olhar crítico sobre as problemáticas que nos circundam, especificamente sobre educação ambiental. Para tal, utilizou-se a metodologia de Pesquisa Qualitativa e, mais especificamente, a análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin, mais especificamente, o cotejo de enunciados. A partir da análise da música foi possível perceber que ela suscita dizeres relacionados a três esferas do conhecimento da nossa sociedade. Eles são: questão cultural, questão ambiental e questão político-social. Além disso, foi possível perceber que essa música pode contribuir para a educação da sensibilidade dos nossos jovens em diferentes âmbitos de conhecimento da sociedade: culturais, ambientais e político-sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons