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dc.creatorNeri, Mayara Márcia Silva-
dc.date.accessioned2021-06-14T17:49:36Z-
dc.date.available2021-06-14T17:49:36Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.date.submitted2021-04-15-
dc.identifier.citationNERI, M. M. S. Compreensão dos comportamentos alimentares de mulheres grávidas de Lavras-MG: um estudo qualitativo. 2021. 73 p. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Saúde) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46527-
dc.description.abstractEating behavior is defined as all forms of living with food. There are several reasons that define the food choice of our customers. These reasons may explain why the choices vary over time between people. The aim of the research on how eating behaviors are constructed during pregnancy. The methodology used was the qualitative approach, through profound change with pregnant women. The interviewees' choice was based on accessibility and the closing of the sample by saturation. For an interview, a semi-structured script was prepared. The findings were recorded and produced in full. For data analysis, Content Analysis was used (BARDIN, 2016). The interviewees' gestational age ranged from 17 weeks to 36 weeks. Two definitions defined a priori were analyzed: dietary attitudes and social conditions. A posteriori the category of analysis Others appeared. The first category of analysis of Food Attitudes was divided into three main themes: Feelings, Beliefs and Practices. If, on the one hand, they feel good when looking for a healthier diet, they feel guilty when they run away from the idealized diet. Regarding beliefs, there is a rationality around them, which made them seek to eat in a more controlled way so that they could predict weight gain. In the Social Conditioners category, the perception of body image and health guidelines appeared as the strongest social factors for dietary change, where the current aesthetic standards stood out. In addition to the price and culture, origin and sensory aspects of the food. Decision-making in relation to pregnancy was also debated when a pregnant woman claimed that she had never thought about the interview questions. It is concluded that a pregnancy can be a motivating source for changes in eating behavior even when the ends are aesthetic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGravidez - Aspectos nutricionaispt_BR
dc.subjectImagem corporal em mulherespt_BR
dc.subjectGravidez - Ganho de pesopt_BR
dc.subjectOrientações de saúdept_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.subjectPregnancy - Nutritional aspectspt_BR
dc.subjectBody image in womenpt_BR
dc.subjectPregnancy - Weight gainpt_BR
dc.subjectHealth guidelinespt_BR
dc.subjectEating behaviorpt_BR
dc.titleCompreensão dos comportamentos alimentares de mulheres grávidas de Lavras-MG: um estudo qualitativopt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding the eating behaviors of pregnant women from Lavras-MG: a qualitative studypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Lílian Gonçalves-
dc.contributor.advisor-co1Joaquim, Nathalia de Fátima-
dc.contributor.referee1Teixeira, Lílian Gonçalves-
dc.contributor.referee2Joaquim, Nathália de Fátima-
dc.contributor.referee3Faria-Schützer, Débora Bicudo-
dc.contributor.referee4Pereira, Michel Cardoso de Angelis-
dc.description.resumoComportamento alimentar é definido como todas as formas de convívio com o alimento. São vários os motivos que definem a escolha alimentar dos indivíduos. Estes motivos podem explicar porque as escolhas alimentares variam ao longo do tempo entre pessoas. O objetivo da pesquisa foi compreender como os comportamentos alimentares são re (construídos) durante a gravidez. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de entrevistas em profundidade com mulheres grávidas. A escolha das entrevistadas foi por acessibilidade e o fechamento da amostra por saturação. Para a entrevista foi elaborado um roteiro semi-estruturado. As entrevistas foram gravadas e registradas na íntegra. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). A idade gestacional das entrevistadas variou de 17 semanas a 36 semanas. Foram analisadas duas categorias definidas a priori: atitudes alimentares e condicionantes sociais. A posteriori surgiu a categoria de análise Outros. A primeira categoria de análise Atitudes Alimentares foi dividida em três temas principais: Sentimentos, Crenças e Práticas. Se por um lado se sentem bem ao buscar uma alimentação mais saudável, sentem-se culpadas quando fogem da alimentação idealizada. Em relação as crenças, há uma racionalidade em torno delas, que fez com que buscassem se alimentar de forma mais controlada para que pudessem prever o ganho de peso. Na categoria Condicionantes Sociais, a percepção da imagem corporal e as orientações de saúde apareceram como fatores sociais mais fortes para a mudança do comportamento alimentar, onde os padrões estéticos atuais se sobressaíram. Além do preço e da cultura, procedência e aspectos sensoriais do alimento. A tomada de decisão em relação a gestação também foi colocada em debate quando uma gestante alegou nunca ter pensando nas questões da entrevista. Conclui-se que a gestação pode ser fonte motivadora para as alterações do comportamento alimentar mesmo quando os fins são estéticos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Nutriçãopt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0523249638582410pt_BR
Aparece nas coleções:Nutrição e Saúde - Mestrado (Dissertações)



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