Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Letícia Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T17:18:45Z | - |
dc.date.available | 2021-08-23T17:18:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-08 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, L. V. Uma proposta didático-pedagógica à Educação Física da Educação Infantil: diálogos entre a Sociologia da Infância e a Teoria do Jogo. 2021.159 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46923 | - |
dc.description.abstract | In remote times, few were concerned with legitimizing the place where the child occupied. The children's world was seen as an “in-between”, a “coming-to-be”, mere biological beings and when they reached a certain age they were inserted in work, in war or reproduction, being integrated into early adulthood. Certainly, when assuming that this behavior does not match contemporary studies on Childhood, it is tacit to admit that it is potentiating elements of competence and autonomy in these individuals. The objective of this project was the elaboration of a proposal for the organization of didactic-pedagogical work in Physical Education for Early Childhood Education, involving aspects of the curricular organization, methodology and evaluation processes with the contributions of Childhood Sociology. For this to happen successfully, existing Pedagogical Proposals for Early Childhood Education in Physical Education, pedagogical principles, proposed methodologies and evaluations was identified in contemporary academic productions and the Curricular Proposals for Early Childhood Education will also be investigated. This proposal arose from the need to discuss and rethink the didactic-pedagogical foundations in Early Childhood Education, the contents, their elements and concepts in Physical Education classes in order to collaborate in the scientific advances of the theme, as well as to think about strategies to develop a proposal pedagogical approach that touches all these elements with the support of the Sociology of Childhood, since there are not many studies in the area. After this survey, a pedagogical proposal for a didactic work for Early Childhood Education will be built for the municipality of Lavras - MG that encompass discussions about playfulness, the concept of autonomy and symbolism. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Infância | pt_BR |
dc.subject | Propostas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Sociology of childhood | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical proposal | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Physical education for children | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didático-pedagógica à Educação Física da Educação Infantil: diálogos entre a Sociologia da Infância e a Teoria do Jogo | pt_BR |
dc.title.alternative | A didactic-pedagogical proposal for the physical education of childhood education: dialogues between the sociology of childhood and game theory | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos | - |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Kléber Tüxen | - |
dc.contributor.referee2 | Scaglia, Alcides José | - |
dc.description.resumo | Em tempos remotos, poucos se preocupavam em legitimar o lugar em que a criança ocupava. O mundo infantil era visto como um “entre-lugar”, um “vir-a-ser”, meros seres biológicos e ao atingirem certa idade eram inseridos no trabalho, na guerra ou reprodução, sendo integrados à adultez precoce. Decerto, ao assumir que esse comportamento não condiz com os estudos da contemporaneidade sobre a Infância, é tácito admitir que esteja potencializando nesses indivíduos elementos de competência e autonomia. O objetivo desse estudo foi a elaboração de uma proposta de organização do trabalho didático-pedagógico na Educação Física da Educação Infantil, envolvendo aspectos da organização curricular, metodologia e dos processos avaliativos com as contribuições da Sociologia da Infância. Para que isso ocorra de forma exitosa, foi identificado nas produções acadêmicas contemporâneas as Propostas Pedagógicas existentes para Educação Infantil na Educação Física, princípios pedagógicos, metodologias propostas e avaliações e ainda investigado as Propostas Curriculares para Educação Infantil. Essa proposta surgiu da necessidade de se discutir e repensar os fundamentos didático-pedagógicos na Educação Infantil, os conteúdos, seus elementos e concepções nas aulas de Educação Física a fim de colaborar nos avanços científicos da temática, bem como pensar em estratégias para desenvolver uma proposta pedagógica que tangencie todos esses elementos com o amparo da Sociologia da Infância, visto que não há muitos estudos na área. Após esse levantamento foi construído uma proposta pedagógica de um trabalho didático para a Educação Infantil para o município de Lavras – MG que tangenciem discussões sobre ludicidade, conceito de autonomia e simbolismo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3454032827340968 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Uma proposta didático-pedagógica à Educação Física da Educação Infantil diálogos entre a Sociologia da Infância e a Teoria do Jogo.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.