Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorGlória, Julianna Silva-
dc.creatorAraújo, Mônica Daisy Vieira-
dc.date.accessioned2021-08-26T17:49:32Z-
dc.date.available2021-08-26T17:49:32Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; GLÓRIA, J. S.; ARAÚJO, M. D. V. A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, p. 172-187, 2020. Número Especial. DOI: 10.28998/2175- 6600.2020v12nEspp172-187.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46967-
dc.description.abstractBy understanding reading as a complex activity that involves an intense relationship between reader and text in the production of meanings, the article aims to present a theoretical reflection about the reading action, in order to encompass the conceptions about reading as a process of interaction and understand the actions involved in the relationship between the reader and the printed and multimodal text. The reflection is based on the studies of Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998) and Koch and Elias (2007) from the cognitive perspective; Kress (2003), Kress and Bezemer (2009) in terms of textual multimodality and Freire (2001) on reading in its social aspect, in dialogue with scholars of the theme. The reflection points to the plurality of actions and to the interactional aspect between the reader and textual multimodality.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceDebates em Educaçãopt_BR
dc.subjectAção leitorapt_BR
dc.subjectLeitura e produção de sentidospt_BR
dc.subjectFluênciapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTexto e leitorpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectReading and production of meaningspt_BR
dc.subjectReading actionpt_BR
dc.subjectText and readerpt_BR
dc.subjectFluency and multimodalitypt_BR
dc.titleA ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidospt_BR
dc.title.alternativeReading action in contemporaneity: from textual multimodality to plurality of meaningspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAo compreender a leitura como uma atividade complexa que envolve uma relação intensa entre o leitor o texto na produção de sentidos, o artigo objetiva apresentar uma reflexão teórica respeito da ação leitora, de modo a abarcar as concepções sobre leitura como processo de interação, com a finalidade de compreender as ações que envolvem em relação entre o leitor e o texto. Para tanto, ancora-se nos estudos de Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998), Koch e Elias (2007), Silva (1987) na perspectiva cognitiva, Kress (2003), Kress e Bezemer (2009) na vertente da multimodalidade textual e Freire (2001) sobre a leitura em seu aspecto social, em interlocução com diferentes autores que discutem a temática. A reflexão aponta uma ação leitora que parte de um aspecto cognitivo, referente à fluência, ao desencadear uma multiplicidade de ações interiores e de um aspecto interacional entre o sujeito-leitor e o texto, seja impresso ou digital, entre outros leitores, entre vivências e situações dispostas pela diversidade e multimodalidade da linguagem.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_A ação leitora na contemporaneidade da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos.pdf215,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons