Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48637
Título: Aperfeiçoamento do sistema de pasteurização de cervejas artesanais na microcervejaria Naipe Brew em Campo Belo - MG
Título(s) alternativo(s): Craft beer pasteurization system imnprovement at Microbrewery Naipe Brew in Campo Belo - MG
Autor : Castro , Marina de Paula
Primeiro orientador: Peres, Alexandre de Paula
Primeiro membro da banca: Ramos, Alcineia de Lemos Souza
Segundo membro da banca: Haddad, Felipe Furtini
Palavras-chave: Cervejaria artesanal
Cervejarias
Pequenas e médias empresas
Tanque de Pasteurização
Pasteurização
Cerveja - Tratamento Térmico
Data da publicação: 7-Dez-2021
Referência: CASTRO, Marina de Paula. Aperfeiçoamento do sistema de pasteurização de cervejas artesanais na microcervejaria Naipe Brew em Campo Belo – MG. 2021. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A pasteurização é um processo térmico que tem por objetivo eliminar ou diminuir a níveis seguros a carga microbiológica dos alimentos. Este processo é aplicado na produção de cerveja e controlado por meio da medição das Unidades de Pasteurização (UP) do produto. Caso seja mal executado, o produto final poderá conter microrganismos indesejáveis, diminuindo a vida de prateleira do produto. Portanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar como foi realizada a melhoria no processo de pasteurização, no qual foi um dos objetos de trabalho do estágio realizado na microcervejaria Naipe Brew, além de abordar temas sobre a história da cerveja, algumas classificações utilizadas, tipos de cerveja, escolas cervejeiras e também apresentar o processo de produção da microcervejaria. Como resultado do aperfeiçoamento realizado, foi possível padronizar as unidades de pasteurização para cada tipo de cerveja produzida na microcervejaria. A American Lager e Irish Red Ale foram padronizadas em valores próximos a 10UPs, a India Pale Ale com valores próximo a 5 UPs e a Weiss e Stout com valores próximos a 15 UPs. No entanto, a cervejaria teve seu processo de pasteurização padronizado e melhorado, possibilitando aumentar a produção de cerveja e ter um controle maior da vida de prateleira dos produtos. Com este relato, pretende-se que outras microcervejarias possam realizar otimizações em seu processo de pasteurização, oferecendo produtos mais seguros e com menor risco de variação da unidade de pasteurização.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48637
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.