Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4888
metadata.eventos.dc.title: Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração
metadata.eventos.dc.creator: Morais, Raphael de
Ferrugini, Lilian
Souza, Donizeti Leandro de
Castro, Cleber Carvalho de
metadata.eventos.dc.subject: Formação acadêmica
Competências
Curso piloto de administração
metadata.eventos.dc.date.issued: 13-Jan-2015
metadata.eventos.dc.identifier.citation: MORAIS, R. et al. Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UNIREDE, 2014. p. 2.241-2.255.
metadata.eventos.dc.description.resumo: Este estudo teve o objetivo de identificar, na percepção dos alunos de um curso na modalidade à distância, o desenvolvimento de competências específicas durante o período de formação acadêmica. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de questionários com 102 egressos do curso piloto de Administração. Foram realizadas análises descritivas e multivariadas para identificar subgrupos de competências mais e/ou menos desenvolvidas. Identificou-se que o grupo de competências mais desenvolvido foi o de competências humanas. O grupo de competências menos desenvolvido está relacionado às competências técnicas. Tais resultados demonstram que é preciso um despertar para a reformulação e inserção de conteúdos nos cursos de Administração que poderão ser capazes de promover um maior desenvolvimento de competências técnicas à formação do profissional, podendo desta forma, capacitar futuros administradores para eficiente atuação no mercado.
metadata.eventos.dc.description.abstract: This study aims to identify the students’ perceptions of an online course on the development of specific competences during the academic training. The study was developed from the questionnaires with 102 graduates of the management pilot course Descriptive and multivariate analyzes were performed to identify subgroups of more and/or less developed competences. It was identified that the group of human competences was the most developed. The group of least developed competences is associated with technical competences. These results demonstrate that we need an awakening to the redesign and integration of content into management courses that may be able to provide further development of techniques for the training of professional competence and can empower future managers to efficient performance in the market.
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:CEAD - Trabalhos apresentados em eventos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons