Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Pollyana Cristina Alves-
dc.creatorTemoteo, Paulo Antônio de Oliveira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2022-01-24T21:25:13Z-
dc.date.available2022-01-24T21:25:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARDOSO, P. C. A.; TEMOTEO, P. A. de O. NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 1451-1464, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219131451-1464.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48996-
dc.description.abstractThe objective of the work is to analyze dialogues allowed by the film Wall-E to understand Critical Environmental Education (EAC) from an educational practice fulfilled with undergraduate students in Biological Sciences at UFLA. After showing the film, the students discussed and they wrote down the questions they noticed to understand the EAC. The statements were categorized using the Content Analysis Method. We conclude by the formulated categories that the work helped to build knowledge and reflections on contemporary themes which the film speaks about openly or for its gaps. We also consider the importance of animations, as they act as cracks for understanding reality in a playful and thought-provoking way, which can be applied in class to problematize environmental issues.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Sul Fluminensept_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Valorept_BR
dc.subjectCinema em sala de aulapt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectCritical Environmental Educationpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.titleA educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-Ept_BR
dc.title.alternativeCritical environmental education and the dialogue possibilited by the Wall-E moviept_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental crítica y el diálogo posibilitado por la película Wall-Ept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho é analisar diálogos permitidos pelo filme Wall-E para compreensão da Educação Ambiental Crítica (EAC) a partir de uma prática educativa realizada com alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA. Após exibição do filme foi realizada uma discussão, em que os discentes compartilharam suas respostas referentes à compreensão da EAC presente no filme. As falas foram categorizadas via Método da Análise de Conteúdo. Concluímos pelas categorias formuladas que a obra ajudou para construção de saberes e reflexões sobre temáticas contemporâneas as quais o filme fala abertamente ou por suas lacunas. Consideramos, ainda, a importância das animações, pois atuam como frestas para compreensão da realidade de modo lúdico e instigante, podendo ser aplicados em aula para problematização de questões ambientais.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_A educação ambiental crítica e o diálogo possibilitado pelo filme Wall-E.pdf813,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons