Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Camila Oliveira-
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2022-01-24T21:50:41Z-
dc.date.available2022-01-24T21:50:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLOURENÇO, C. O.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Formação inicial de professores de biologia: o papel das atividades desenvolvidas na disciplina de Metodologia de Ensino para formação docente. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 318-329, 2021. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021809318-329.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48999-
dc.description.abstractThis work seeks to understand the role of Biology Teaching Methodology in the training of undergraduate students in Biological Sciences at UFLA. At the end of the course, students were asked to evaluate the classes developed and the speeches were analyzed using the qualitative approach of discourse analysis and statements presented. The constituted statements were: Approach to scientific content; Importance of teaching methodology subjects; Importance of the evaluation process. It can be considered that the questions posed by students are fundamental to be considered in the teacher education process, since they provide future teachers with contact with the development of critical and reflective pedagogical practices that contribute to an effective praxis.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Sul Fluminensept_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Valorept_BR
dc.subjectProfessores - Formação inicialpt_BR
dc.subjectBiologia - Ensinopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.titleFormação inicial de professores de biologia: o papel das atividades desenvolvidas na disciplina de Metodologia de Ensino para formação docentept_BR
dc.title.alternativeInitial training of biology teachers: The role of activities developed in the Teaching Methodology discipline for teaching trainingpt_BR
dc.title.alternativeFormación inicial de profesores de biología: el papel de las actividades desarrolladas en la disciplina de Metodología Docente para la formación docentept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender o papel da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia na formação de licenciandos em Ciências Biológicas da UFLA. Ao final da disciplina, foi pedido que os estudantes avaliassem as aulas desenvolvidas sendo as falas analisadas pela abordagem qualitativa de análise do discurso e enunciados presentes. Os enunciados constituídos foram: Abordagem do conteúdo científico; Importância das disciplinas de metodologia de ensino; Importância do processo avaliativo. Pode-se considerar que as questões colocadas pelos estudantes são fundamentais de serem consideradas no processo de formação docente, uma vez que proporcionam ao futuro docente ter contato com o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e reflexivas que contribuam para uma práxis efetiva.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons