Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Ana Elysa Bastos de-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2022-02-09T21:18:54Z-
dc.date.available2022-02-09T21:18:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCASTRO, A. E. B. de; GOULART, I. do C. V. Das narrativas digitais à produção de narrativas orais: motivações a partir do aplicativo “Inventeca”. Humanidades e Inovação, [S.l.], v. 8, n. 49, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49238-
dc.description.abstractDigital information and communication technologies have caused changes in the form of communication and social relationship, with repercussions on social practices of reading and writing. This is because, through the combination of different forms of language expression, multimodal texts link the use of digital devices by presenting new ways to create and recreate stories, such as storytelling applications. For this reason, the objective is to describe situations of text production in orality, with children in the process of literacy, motivated from the application “Inventeca”. For this, an action research was developed with application, monitoring and production of oral narratives through the application “Inventeca” with children in the 2nd year of elementary school. Analysis was based on the studies by Soares (2002; 2019), Coscarelli and Ribeiro (2014) on digital literacy, by Marcuschi (2010) on orality. The study points out that the use of the application “Inventeca” as a digital resource that brings contributions in the process of production of oral narratives, regardless of whether the child is literate, because it allows the production of oral texts through the ludicity and the interactive process between the reader and the context of the narrative.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Tocantinspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceHumanidades e Inovaçãopt_BR
dc.subjectNarrativa oralpt_BR
dc.subjectAplicativo Inventecapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectOral narrativept_BR
dc.subjectInventeca applicationpt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.titleDas narrativas digitais à produção de narrativas orais: motivações a partir do aplicativo “Inventeca”pt_BR
dc.title.alternativeFrom digital narratives to the production of oral narratives: motivations from the application “Inventeca”pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais de informação e comunicação tem provocado modificações na forma de comunicação e de relação social, com repercussões nas práticas sociais de leitura e escrita. Diante isso, por meio da junção de diferentes formas de expressão da linguagem, os textos multimodais vinculam o uso de dispositivos digitais ao apresentar novas maneiras de criar e recriar histórias, como os aplicativos de contação de histórias. Por essa razão, tem-se por objetivo descrever situações de produção de textos na oralidade, com crianças em processo de alfabetização, motivadas a partir do aplicativo “Inventeca”. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com aplicação, acompanhamento e produção de narrativas orais por meio do aplicativo “Inventeca” com crianças do 2.° ano do ensino fundamental. A análise dos dados apoiou-se nos estudos de Soares (2002; 2019), Coscarelli e Ribeiro (2014) sobre letramento digital, de Marcuschi (2010) sobre oralidade. O estudo aponta que a utilização do aplicativo “Inventeca” como um recurso digital trouxe contribuições no processo de produção de narrativas orais, independentemente se a criança se encontra alfabetizada, por possibilitar a produção de textos orais por meio da ludicidade e do processo interativo entre o leitor e o contexto da narrativa.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons