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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Luanna Cristina Paternoster-
dc.date.accessioned2022-03-14T19:58:10Z-
dc.date.available2022-03-14T19:58:10Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.date.submitted2021-11-25-
dc.identifier.citationRAMOS, L. C. P. Contribuições para identificação de preditores de permanência e evasão em cursos de licenciatura em matemática a distância. 2021. 130 p. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49478-
dc.description.abstractThe present educational scenario allows us to experience considerable growth in the number of students who enter distance-learning courses in Brazil offered by public and private institutions. Distance education consists of several characteristics and is seen as a possibility of providing access to training to those who otherwise would not be able to obtain it, using the internet and implementing new virtual didactic-pedagogical tools. Many studies have been and are conducted within the scope of this theme to analyze, from different angles, the factors that determine the success and failure of students in distance learning courses. The problem of this exploratory investigation is: what possible factors influence the permanence of students in distance-learning mathematics licentiate programs?. The research aims to “investigate the perceptions of students of a distance-learning mathematics licentiate program on the factors that influence their permanence, considering the assumption that success in student education is essential in teacher education programs”. The methodology adopted was qualitative, with a systematic review performed in cooperation with other researchers over five years in the journals available on Portal Capes and Google Scholar. This review identified factors already known as subsidy for identifying an interview script employed with students enrolled, graduating, and evading the mathematics licentiate offered by a public institution in Minas Gerais. The results showed that some of the predictors already known in the literature are essential but not determining factors for deciding to stay or evade, such as being enrolled in a first-choice program. Factors related to the lack of relationship between theory and practice, initial training, the program’s quality and organization, and personal motivations proved to be determinants for evading. It was possible to elaborate a virtual workshop based on the data obtained from the students and validated by a group of specialists.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectCursos - Permanênciapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectCourses - Permanencept_BR
dc.subjectTeaching mathpt_BR
dc.titleContribuições para identificação de preditores de permanência e evasão em cursos de licenciatura em matemática a distânciapt_BR
dc.title.alternativeContributions to the identification of permanence and escape predictors in distance mathematics licentiate programspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, Ulisses Azevedo-
dc.contributor.referee1Charret, Iraziet da Cunha-
dc.contributor.referee2Martins, Pablo Luiz-
dc.description.resumoO presente cenário educacional nos permite vivenciar um crescimento considerável no número de alunos que ingressam nos cursos a distância no Brasil, sendo ofertados por instituições públicas e privadas. A EaD é constituída por diversas características e vista como possibilidade de proporcionar acesso à formação àqueles que, de outra forma, não poderiam obtê-la, a partir da utilização da internet e da implementação de novas ferramentas didático-pedagógicas virtuais. Várias pesquisas já foram e continuam sendo realizadas no âmbito desse tema sobre a perspectiva de analisar, por diferentes ângulos, os fatores que determinam o sucesso e o fracasso dos alunos de cursos a distância. Nesta investigação exploratória, o problema é: que possíveis fatores influenciam na permanência de estudantes em cursos de licenciatura em matemática a distância?. A pesquisa tem por objetivo “investigar as percepções dos estudantes de um curso de licenciatura em matemática a distância sobre os fatores que influenciam a sua permanência, considerando o pressuposto de que o sucesso, na formação do estudante, é essencial em programas de formação de professores”. A metodologia adotada foi a qualitativa, com a revisão sistemática, realizada em cooperação com outros pesquisadores, com amplitude de cinco anos, nos periódicos disponíveis no Portal Capes e Google Acadêmico. Com base nela, foram identificados fatores já conhecidos como subsídio, para a identificação de roteiro de entrevista, que foi realizada com os alunos matriculados, concluintes e evadidos do curso de licenciatura em matemática ofertado por uma instituição pública de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que alguns dos preditores já conhecidos na literatura demonstraram serem importantes, porém não são fatores determinantes para a decisão de permanecer ou evadir, como, por exemplo, estar matriculado em um curso de primeira opção. Fatores relacionados à falta de relação entre a teoria e a prática, ao treinamento inicial, à qualidade e à organização do curso e as motivações pessoais demonstraram ser determinantes para o abandono. Com base nos dados desses alunos, foi possível desenvolver a elaboração de uma oficina virtual, cujo conteúdo foi elaborado, a partir dos resultados da pesquisa e validado por um grupo de especialistas.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino e Aprendizagem na Sala de Aulapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4317777301230584pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Dissertação)



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