Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Daniel Alves Correa de-
dc.date.accessioned2022-03-25T20:56:58Z-
dc.date.available2022-03-25T20:56:58Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.date.submitted2021-11-30-
dc.identifier.citationAZEVEDO, D. A. C. de. Panorama atual do mercado de consumo e caracterização de diferentes marcas de concentrado proteico de soro (WPC). 2021. 66 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49592-
dc.description.abstractThe milk market in Brazil grows year after year. About 40% of all production is destined for the manufacture of cheese, obtaining whey as a co-product. This cannot be dumped into river beds without treatment, as it is highly polluting when improperly disposed of, and with that, industries are increasingly looking for ways to take advantage of this product that has a high biological value, with good functional properties. Wpc is a powdered supplement obtained from the concentration and drying of whey, resulting in a product with low lactose and fat content and high protein content. The present work evaluated the consumer's perception of the consumption of wpc, through the application of a questionnaire and aimed to evaluate eight brands of the supplement, national and imported. The physicochemical differences were characterized and the cost per gram of proteins was evaluated. The nutritional information data from the supplement packaging labels were correlated with the results of laboratory analyzes to see if it meets the standards defined by ANVISA. With the results obtained in the questionnaire, we can say that this supplement is consumed mainly by young people, that the weekly amount of consumption is quite varied and the objective is to increase daily protein consumption and hypertrophy, most of them practice physical exercises. The indication of the supplement is mostly by nutritionists, two thirds are aware of the amount of protein ingested throughout the day and know that excess protein is harmful. The amount of protein is a determining factor for purchase and consumers look at the relationship between the amount of protein and grams per serving, in addition to the amount of carbohydrates. Regarding the physicochemical analyses, there were differences between all variables (p<0.05) with the exception of hygroscopicity, showing a non-standardization in the production of these supplements. The comparison of the results found in the physical-chemical analyzes with the label showed that only one of the eight brands met the requirements of Brazilian legislation containing a maximum difference of 20% between the real value and the value declared on the label.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectSoro de leitept_BR
dc.subjectWhey protein - Consumopt_BR
dc.subjectLácteospt_BR
dc.subjectProteínas do soropt_BR
dc.subjectWhey protein - Análise físico-químicapt_BR
dc.subjectWhey protein - Consumptionpt_BR
dc.subjectDairypt_BR
dc.subjectWhey protein - Chemical physical analysispt_BR
dc.titlePanorama atual do mercado de consumo e caracterização de diferentes marcas de concentrado proteico de soro (WPC)pt_BR
dc.title.alternativeOverview on the current whey protein consumer market and analysis of quality in different brands of Whey Protein Concentrate (WPC)pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Sandra Maria-
dc.contributor.referee1Abreu, Luiz Ronaldo de-
dc.contributor.referee2Silva, Roselir Ribeiro da-
dc.contributor.referee3Silva, Cleuber Raimundo da-
dc.description.resumoO mercado de leite no Brasil cresce ano após ano. Cerca de 40% de toda produção é destinada para a fabricação de queijos, obtendo como coproduto o soro do leite. Este não pode ser despejado em leitos de rios sem tratamento, pois é altamente poluente quando descartado de maneira inadequada e com isso cada vez mais as indústrias buscam formas de aproveitar esse produto que possui um alto valor biológico, com boas propriedades funcionais. O wpc é um suplemento em pó obtido a partir da concentração e secagem do soro do leite, resultando em um produto com baixo teor de lactose e gorduras e alto teor de proteína. O presente trabalho avaliou a percepção do consumidor sobre o consumo de wpc, por meio da aplicação de um questionário, e visou avaliar oito marcas do suplemento, nacionais e importadas. Foram caracterizadas as diferenças físico-químicas e avaliado o custo por grama de proteínas. Os dados da informação nutricional dos rótulos das embalagens dos suplementos foram correlacionados com os resultados das análises laboratoriais para observar se atendem às normas definidas pela ANVISA. Com os resultados obtidos no questionário, pode-se afirmar que esse suplemento é consumido principalmente por jovens, que a quantidade semanal de consumo é bem variada e o objetivo é o aumento do consumo proteico diário e hipertrofia, sendo que a maioria pratica exercícios físicos. A indicação do suplemento é em sua maioria realizada por nutricionistas, sendo que dois terços têm consciência da quantidade proteica ingerida ao longo do dia e sabem que proteína em excesso é prejudicial. A quantidade de proteínas é um fator determinante para a compra e os consumidores observam a relação entre a quantidade de proteínas e gramas por dose, além da quantidade de carboidratos. Em relação às análises físico-químicas, existiram diferenças entre todos as variáveis (p<0,05), com exceção de higroscopicidade, mostrando uma não padronização na produção desses suplementos. A comparação dos resultados encontrados nas análises físico-químicas com o rótulo mostrou que apenas uma das oito marcas atendeu aos requisitos da legislação brasileira contendo diferença máxima de 20% entre o valor real e o valor declarado no rótulo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência dos Alimentospt_BR
dc.subject.cnpqCiência de Alimentospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752445041537404pt_BR
Aparece nas coleções:Ciência dos Alimentos - Mestrado (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.