Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Andreolle Augusto dos-
dc.date.accessioned2022-03-28T21:06:33Z-
dc.date.available2022-03-28T21:06:33Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationSANTOS, A. A. dos. Pedagogia do Futebol Americano nas aulas de Educação Física escolar: algumas contribuições à formação crítico-reflexiva no PIBID/UFLA (2020-2022). 2022. 155 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49600-
dc.description.abstractIn school physical education there is a historical context, in which there is little diversification of the contents covered. In view of this, there is a great predominance in the teaching of traditional sports in classes, namely: football, handball, volleyball and basketball - what we call the "fantastic quartet". Therefore, the objective of this research was to know what are the possible contributions that a course on American Football can add to the critical-reflexive training of the participants of PIBID - Physical Education at the Federal University of Lavras. For this, we use the concepts related to the pedagogy of sport, which seeks to plan, organize, systematize, execute and evaluate the processes of intervention, teaching and experience of Football in/from school. In addition, this course addressed other issues that cross pedagogical practice, such as history, ethnic-racial and gender problematizations, in order to offer possibilities for teaching this sport at school. Subsequently, we qualitatively analyzed the empirical materials produced in the course with the participants, which were obtained through written activities, narratives and other observations. As a result, we could observe a positive contribution in the training of teachers, presenting the football, breaking possible prejudices regarding its practice at school. In this way, allowing them to work this sport in a significant way in their teaching practice, expanding their training territories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectFutebol Americanopt_BR
dc.subjectPráticas esportivaspt_BR
dc.subjectSport pedagogypt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectAmerican Footballpt_BR
dc.subjectSports practicespt_BR
dc.titlePedagogia do Futebol Americano nas aulas de Educação Física escolar: algumas contribuições à formação crítico-reflexiva no PIBID/UFLA (2020-2022)pt_BR
dc.title.alternativePedagogy of American Football in school physical education classes: some contributions to critical-reflective formation at PIBID/UFLA (2020-2022)pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Reis, Fábio P. G. dos-
dc.contributor.referee2Bruzi, Alessandro Teodoro-
dc.contributor.referee3Colpas, Ricardo Ducatti-
dc.description.resumoNa educação física escolar existe um contexto histórico, no qual há pouca diversificação dos conteúdos abordados. Diante disso, é notável um grande predomínio no ensino de esportes tradicionais nas aulas, sendo eles: futebol, handebol, vôlei e basquete - o que chamamos de "quarteto fantástico". Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer quais as possíveis contribuições que um curso sobre Futebol Americano (FA) pode acrescentar na formação crítico-reflexiva dos participantes do PIBID – Educação Física da Universidade Federal de Lavras. Para isso, utilizamos os conceitos referentes à pedagogia do esporte, que busca planejar, organizar, sistematizar, executar e avaliar os processos de intervenção, ensino e vivência do FA na/da escola. Além disso, esse curso abordou outras questões que atravessam a prática pedagógica, tais como a história, as problematizações étnico-raciais e de gênero, com a finalidade de oferecer possibilidades para se ensinar essa modalidade esportiva na escola. Posteriormente, analisamos de maneira qualitativa os materiais empíricos produzidos no curso com os participantes, que foram obtidos através das atividades escritas, das narrativas e demais observações. Como resultado, pudemos observar uma contribuição positiva na formação dos professores, apresentando o FA, quebrando possíveis preconceitos quanto a sua prática na escola. Dessa forma, permitindo que eles/as possam trabalhar essa modalidade esportiva de maneira significativa em sua prática docente, ampliando seus territórios formativos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350553554533562pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.