Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Trabalhos apresentados em eventos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4969

Título: Geração canguru: algumas tendências que orientam o consumo jovem e modificam o ciclo de vida familiar
Autor(es): Ferreira, Patrícia Aparecida
Rezende, Daniel Carvalho de
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Assunto: Comportamento do consumidor
Geração canguru
Consumo
Data de publicação: 29-Jan-2015
Referência: FERREIRA, P. A.; REZENDE, D. C. de; LOURENÇO, C. D. da S. Geração canguru: algumas tendências que orientam o consumo jovem e modificam o ciclo de vida familiar. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 3., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2008.
Resumo: O estudo procurou compreender quais são as motivações para que os jovens adultos da classe média, já inseridos no mercado de trabalho, permaneçam na casa de seus pais (fenômeno denominado pela mídia de geração canguru) e o que isso representa para o campo do consumo. Por meio de um estudo qualitativo que consistiu de entrevistas com jovens adultos de uma cidade do interior de Minas Gerais foram identificadas categorias de análise sob a perspectiva da grounded theory: fatores responsáveis pelo prolongamento da permanência dos jovens adultos na casa dos pais; a postura dos pais; a decisão de sair da casa dos pais; o significado do consumo; o consumismo; produtos e serviços que são prioridades de consumo. O estudo revelou diferentes motivações para o prolongamento da vida na casa dos pais. Destaca-se, no entanto, a dimensão pragmática e individualista da nova geração. Os pais, em sua maioria, também parecem não cobrar dos filhos a sua emancipação e independência, como ocorria nas gerações anteriores. O comportamento de consumo dos jovens cangurus revela grande propensão à compra de produtos supérfluos, destacando-se também a influência que eles exercem no consumo familiar. O conhecimento da dinâmica das novas famílias destaca-se, portanto, como um elemento altamente relevante para as estratégias de marketing.
???metadata.dc.description.uri???: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EMA/ema_2008/2008_EMA158.pdf
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback