Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Trabalhos apresentados em eventos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4969

Title: Geração canguru: algumas tendências que orientam o consumo jovem e modificam o ciclo de vida familiar
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Patrícia Aparecida
Rezende, Daniel Carvalho de
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Keywords: Comportamento do consumidor
Geração canguru
Consumo
Issue Date: 29-Jan-2015
Citation: FERREIRA, P. A.; REZENDE, D. C. de; LOURENÇO, C. D. da S. Geração canguru: algumas tendências que orientam o consumo jovem e modificam o ciclo de vida familiar. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 3., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo procurou compreender quais são as motivações para que os jovens adultos da classe média, já inseridos no mercado de trabalho, permaneçam na casa de seus pais (fenômeno denominado pela mídia de geração canguru) e o que isso representa para o campo do consumo. Por meio de um estudo qualitativo que consistiu de entrevistas com jovens adultos de uma cidade do interior de Minas Gerais foram identificadas categorias de análise sob a perspectiva da grounded theory: fatores responsáveis pelo prolongamento da permanência dos jovens adultos na casa dos pais; a postura dos pais; a decisão de sair da casa dos pais; o significado do consumo; o consumismo; produtos e serviços que são prioridades de consumo. O estudo revelou diferentes motivações para o prolongamento da vida na casa dos pais. Destaca-se, no entanto, a dimensão pragmática e individualista da nova geração. Os pais, em sua maioria, também parecem não cobrar dos filhos a sua emancipação e independência, como ocorria nas gerações anteriores. O comportamento de consumo dos jovens cangurus revela grande propensão à compra de produtos supérfluos, destacando-se também a influência que eles exercem no consumo familiar. O conhecimento da dinâmica das novas famílias destaca-se, portanto, como um elemento altamente relevante para as estratégias de marketing.
???metadata.dc.description.uri???: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EMA/ema_2008/2008_EMA158.pdf
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback