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dc.creatorCruz, Rafael Matias-
dc.date.accessioned2022-04-27T18:07:17Z-
dc.date.available2022-04-27T18:07:17Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.date.submitted2022-01-31-
dc.identifier.citationCRUZ, R. M. Avaliação do uso de cafés especiais para o desenvolvimento de sobremesa vegana. 2022. 48 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49807-
dc.description.abstractVeganism is defined as a movement that excludes the consumption, use and exploitation of products of animal origin. For the development of vegan products it is necessary that all ingredients used are of vegetable origin and the process respects the rights of animals. The preparation of a vegan dessert aims to reach a specific market niche with national and global growth. The combined use of coffee and cocoa combines sensory properties and supply to the product with the aim of offering the consumer a tasty food that meets the demands related to healthiness and well-being. In this work, the development of a vegan dessert was done using an inhame base due to its rheological and nutritional properties. The use of coffee is justified by its representation in Brazilian culture and its growth in the economic market. The methodology is found in three complementary steps, which consisted of roasting and extracting the coffee, delivering the desserts and accepting the product by trained tasters who are used to consuming special coffees in comparison with the common consumer. Thus, the product developed was sensorially accepted by tasters, both trained and common tasters, contributing to an expansion of the portfolio of vegan products with an appeal to sensoriality and pleasure.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectVeganismopt_BR
dc.subjectProdutos veganospt_BR
dc.subjectNovos produtospt_BR
dc.subjectSobremesas veganaspt_BR
dc.subjectVeganismpt_BR
dc.subjectVegan productspt_BR
dc.subjectNew productspt_BR
dc.subjectVegan dessertspt_BR
dc.titleAvaliação do uso de cafés especiais para o desenvolvimento de sobremesa veganapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the use of special coffee for the development of vegan dessertpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Carlos José-
dc.contributor.referee1Pimenta, José Carlos-
dc.contributor.referee2Carvalho, Elisângela Elena Nunes-
dc.contributor.referee3Costa, Joyce Maria Gomes da-
dc.description.resumoO veganismo é definido como um movimento que exclui o consumo, o uso e a exploração de produtos de origem animal. Para o desenvolvimento de produtos veganos, é preciso que todos os ingredientes utilizados sejam de origem vegetal e o processo respeite o direito dos animais. A elaboração de uma sobremesa vegana visa atingir um nicho de mercado específico com significativo crescimento em nível nacional e global. O uso combinado do café e do cacau atrela propriedades sensoriais e funcionais ao produto, com o objetivo de oferecer ao consumidor um alimento saboroso que atenda a demandas ligadas à saudabilidade e bem-estar. Neste trabalho, o desenvolvimento de uma sobremesa vegana foi feito utilizando uma base de inhame devido às suas propriedades reológicas e nutricionais. A utilização do café é justificada por sua representação na cultura brasileira e seu crescimento no mercado econômico e o uso do cacau devido às suas propriedades sensoriais amplamente aceitas pelos consumidores. A metodologia compreendeu três etapas complementares que consistiram na torra e extração do café e na avaliação microbiológica do produto. Os resultados físico-químicos e microbiológicos colocam o produto como uma alternativa para o mercado Vegano e se apresenta com grande potencial para a realização da análise sensorial e percepção do produto no mercado.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência dos Alimentospt_BR
dc.subject.cnpqCiência de Alimentospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186574462226382pt_BR
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