Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49831
Título: Avaliação da composição centesimal de filés e peixes inteiros de diferentes espécies nativas do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the proximate composition of filet and whole fish from different species native to the Amazon
Autor : SEIF, SAILE MUNIZ
Primeiro orientador: Gomes, Maria Emília de Sousa
Palavras-chave: pescado
Data da publicação: Abr-2022
Resumo: O Amazonas é um estado localizado na região norte do Brasil, onde a pesca extrativista é uma das principais atividades econômicas. A fim de padronizar e facilitar a conservação e comercialização de seu pescado, objetivou-se com o presente estudo determinar a composição centesimal de 24 espécies de peixes provenientes do mercado local de Manaus - AM, partindo de dois tipos de amostras sendo elas, amostras do filé e do peixe inteiro. Para tanto, as análises de umidade, proteína bruta, lipídios e cinzas foram realizadas. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com 48 tratamentos (24 amostras de filé e 24 amostras de peixe inteiro) e 3 repetições. A partir dos dados obtidos, foi utilizado análise de variância seguida do teste de médias Tukey. Além disso, através do teste de Pearson foi avaliado a correlação estatística entre as variáveis em estudo. Foi observado uma variação nos valores de umidade entre 61,12 e 79,65%, proteínas entre 5,92 e 25,30%, lipídios entre 0,32 e 16,57% e, as cinzas entre 0,92 e 9,99% para os peixes inteiros, já os filés tiveram variação de umidade entre 67,44 e 82,49%, proteínas entre 9,22 e 26,27%, lipídios entre 0,30 e 17,75% e, as cinzas entre 0,66 e 1,47%. Assim, foi possível notar que os teores de umidade, proteína e cinza tiveram variações em suas concentrações, porém quando visto de maneira geral no pescado, se comportam de forma padrão. Em contrapartida, os lipídios apresentaram grandes variações. Essa variação dos parâmetros entre espécies se comportou de maneira análoga quando comparados os peixes inteiros aos filés. A partir da análise de correlação entre os parâmetros foi encontrada correlações negativas entre a umidade e lipídios e entre umidade e cinzas. Esta pesquisa mostrou um potencial nutritivo dos peixes da bacia amazônica abrindo espaço para cultivo futuro e comercialização em todo território nacional.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49831
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
201720410_SAILE_TRABALHO_FINAL.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.