Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Rodrigo Souza-
dc.date.accessioned2022-05-06T17:28:43Z-
dc.date.available2022-05-06T17:28:43Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.date.submitted2022-03-08-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, R. S. Ensaio pedagógico relativo ao ensino de lutas/artes marciais na educação infantil sob a ótica walloniana. 2022. 122 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49872-
dc.description.abstractThe French Henri Wallon is understood as contributing to education from the genesis of his theory on child development, which helps pedagogical models in the most diverse spheres of knowledge. That said, the work on screen has Physical Education as its large sub-area, more specifically a universe that is still quite specific in the school environment, that is, the teaching of children's Wrestling/Arts. This agenda, by itself, already brings a load of strangeness in the school routine when directed to children, but this practice misrepresentations of both Physical Education teachers and pedagogues in general. With this imbroglio, we establish as a research question, in Wallonian theory, what are its possible contributions to the teaching of fights/martial arts to young children in early childhood education. The development of the research will be carried out through a proposal of methodology based on the realization of fields of a bibliographic survey about some studies that are related to research. In this sense, we have three basic essays for the construction of the proposal, where we interconnect sections with themes related to Physical Education, Fights / Martial Arts, Pedagogy of Fights / Martial Arts and the psychogenetic theory of Henri Wallon, in order to build the didactic proposal. Proposal this research has its roots under the scrutiny of the aforementioned proposals, proposing new research that can be extrapolated from the field of ideas, taking shape towards education that meets the requirements of the professional master's degree.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectArtes marciais para criançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectWallon, Henri, 1879-1962pt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectMartial arts for childrenpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectPhysical education for childrenpt_BR
dc.titleEnsaio pedagógico relativo ao ensino de lutas/artes marciais na educação infantil sob a ótica wallonianapt_BR
dc.title.alternativePedagogical essay regarding the teaching of fights/martial arts in childhood education from the wallonian perspectivept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Carneiro, Kleber Tuxen-
dc.contributor.referee2Scaglia, Alcides José-
dc.contributor.referee3Medina, Camila Beltrão-
dc.description.resumoCompreende-se o francês Henri Wallon como àquele que contribui com a educação a partir da gênese de sua teoria sobre desenvolvimento infantil, que auxilia modelos pedagógicos nas mais diversas esferas do conhecimento. Dito isso, o trabalho em tela tem como grande subárea a Educação Física, mais especificamente abrange um universo ainda bastante complexo e incipiente no ambiente escolar, ou seja, o ensino de Lutas/Artes Marciais na educação infantil. Essa pauta, por si só, já traz uma carga de estranheza no cotidiano escolar quando direcionada às crianças, mas essa prática carrega algumas representações equivocadas tanto de professores de Educação Física, como de pedagogos em geral. Com este imbróglio instaurado, buscamos como pergunta de pesquisa investigar, na teoria Walloniana, quais suas possíveis contribuições ao ensino de Lutas/Artes Marciais às crianças pequenas na Educação Infantil. O desenrolar da pesquisa se dará por meio de uma proposta de metodologia baseada na realização de um levantamento bibliográfico acerca de alguns campos de estudo que se relacionam, no sentido de responder ao problema de pesquisa. Nesse sentido, temos três ensaios basilares a construção da proposta, onde entrelaçamos seções com os temas relacionados à Educação Física, Lutas/Artes Marciais, Pedagogia das Lutas/Artes Marciais e a Teoria psicogenética de Henri Wallon, a fim de construir uma proposta didática. Proposta essa que tenha suas raízes sob o escrutínio das mencionadas perspectivas, propondo novas análises que possam extrapolar o campo das ideias, tomando forma em direção ao ‘produto’ de pesquisa, que atende as exigências do mestrado profissional em Educação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4426825374168208pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.