Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5070
Título: TestEG: um software educacional para o ensino de teste de software
Autor : Oliveira, Bruno César de
Primeiro orientador: Costa, Heitor Augustus Xavier
Primeiro membro da banca: Alves, Rêmulo Maia
Melchiori, Ana Paula Piovesan
Área de concentração: Engenharia de Software
Palavras-chave: Software educacional
Teste de software
Engenharia de software
Jogos educacionais
Software testing
Educational games
Software engineering
Data da publicação: 2015
Referência: OLIVEIRA, B. C. de. TestEG: um software educacional para o ensino de teste de software. 2013. 80 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem em Engenharia de Software tem passado por questionamentos. Um dos grandes desafios enfrentados no ensino de Engenharia de Software é suprir a necessidade de utilizar métodos de ensino que permitam tornar esse processo mais efetivo. As exigências por sistemas de software com alto padrão qualidade têm motivado a definição de métodos e técnicas para o seu desenvolvimento a fim de atingir esses padrões. Não há garantias que um sistema funcionará isento de erros, o seu projeto varia em nível de complexidade aumentando ou diminuindo a probabilidade de erros. Neste trabalho, o objetivo é apresentar o desenvolvimento de um jogo educacional computacional na área de Teste de Software para minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de alguns assuntos abordados nessa área. Algumas análises sobre engines para jogos foram realizadas e, ao final, optou-se pela utilização da Unity3D. Para obter informações sobre a relevância da utilização do TestEG no processo de ensino-aprendizagem em teste de software, foi realizada uma avaliação por meio de aplicação de um questionário com o propósito de verificar características como aceitação, jogabilidade e satisfação. Com resultados obtidos, tem-se indícios que o TestEG adequa-se às exigências de um software educacional, além de mostrar-se uma ferramenta efetiva no apoio ao ensino em Teste de Software, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The teaching and learning process in software engineering has undergone questioning. One challenge in the teaching software engineering is to fulfill the need to use teaching methods that will make this process more effective. The requirements for software with high quality have motivated the development of methods and techniques for its development. There is no guarantee that a system will operate error-free, its design varies in level of complexity by increasing or decreasing the likelihood of errors. In this work, the goal is to present the development of an educational game in the area of Software Testing to minimize the problems encountered in the teaching and learning of certain subjects covered in this area. Some analyzes of game engines were held and we opted to use the Unity3D. An evaluation was made using a questionnaire for verifying acceptance, playability, and enjoyment. With obtained results, there are evidences that the TestEG suits the requirements of an educational software, besides showing an effective tool in supporting education in Software Testing, contributing to the process of teaching and learning.
metadata.teses.dc.description: Monografia de graduação apresentada ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras como parte das exigências do curso de Ciência da Computação para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5070
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ TestEG: um software educacional para o ensino de teste de software.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.