Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paris, Larissa Giacometti | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T16:33:56Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16T16:33:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-02 | - |
dc.identifier.citation | PARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979 | - |
dc.description.abstract | This article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Revista do GEL | pt_BR |
dc.subject | Doutorandos | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Letramento acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Mediador de letramento | pt_BR |
dc.subject | Orientador | pt_BR |
dc.subject | Doctoral students | pt_BR |
dc.subject | Academic writing | pt_BR |
dc.subject | Academic literacies | pt_BR |
dc.subject | Literacy broker | pt_BR |
dc.subject | Supervisor | pt_BR |
dc.title | O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos | pt_BR |
dc.title.alternative | The supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing process | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é analisar o modo como se constituem as relações de quatro doutorandos da UNICAMP, pertencentes a diferentes áreas de conhecimento, com seus respectivos orientadores durante o processo de escrita da tese. Para tal, o trabalho fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos dos Letramentos Acadêmicos e da etnografia da linguagem. No contexto desta pesquisa, os orientadores são considerados mediadores de letramento privilegiados. Os dados revelam a natureza das relações de poder instauradas nas interações entre doutorandos e seus orientadores, além do descompasso entre as expectativas criadas pelos participantes e o que de fato se concretizou na relação construída entre orientandos e orientadores. Este artigo, portanto, aponta para a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam uma formação para os orientadores com base na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos.pdf | 124,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons