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dc.creatorParis, Larissa Giacometti-
dc.date.accessioned2022-08-16T16:33:56Z-
dc.date.available2022-08-16T16:33:56Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationPARIS, L. G. O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 246-264, 2022. DOI: 10.21165/gel.v19i1.3360.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50979-
dc.description.abstractThis article aims is to analyze how the relationships of four doctoral students of different areas of knowledge at UNICAMP with their respective supervisors are developed during the thesis writing process. To this end, this work is based on the theoreticalmethodological principles of Academic Literacies and ethnography of language. In this research, supervisors are considered privileged literacy brokers. The data show the nature of the power relations in the interactions between doctoral students and their supervisors, in addition to the incompatibility between the expectations created by the participants and the reality of the relationship between students and supervisors. This article, therefore, points to the need to implement institutional policies that promote training for supervisors based on the Academic Literacies perspective.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista do GELpt_BR
dc.subjectDoutorandospt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectMediador de letramentopt_BR
dc.subjectOrientadorpt_BR
dc.subjectDoctoral studentspt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subjectAcademic literaciespt_BR
dc.subjectLiteracy brokerpt_BR
dc.subjectSupervisorpt_BR
dc.titleO orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandospt_BR
dc.title.alternativeThe supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing processpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar o modo como se constituem as relações de quatro doutorandos da UNICAMP, pertencentes a diferentes áreas de conhecimento, com seus respectivos orientadores durante o processo de escrita da tese. Para tal, o trabalho fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos dos Letramentos Acadêmicos e da etnografia da linguagem. No contexto desta pesquisa, os orientadores são considerados mediadores de letramento privilegiados. Os dados revelam a natureza das relações de poder instauradas nas interações entre doutorandos e seus orientadores, além do descompasso entre as expectativas criadas pelos participantes e o que de fato se concretizou na relação construída entre orientandos e orientadores. Este artigo, portanto, aponta para a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam uma formação para os orientadores com base na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos.pt_BR
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