Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Dired - Diretoria de Educação a Distância da UFLA >
Dired - Trabalhos apresentados em eventos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5110

Título: Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
Autor(es): Lima, Andrêsa Helena de
Martins, Kátia Batista
Assunto: Formação docente continuada
Gênero e diversidade na escola
Relações étnico-raciais
Data de publicação: Ago-2014
Referência: LIMA, A. H. de; MARTINS, K. B.Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do Curso Gênero e Diversidade na Escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DA HOMOCULTURA, 7., 2014, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2014.
Resumo: O texto em tela apresenta reflexões sobre a disciplina Relações Étnico-raciais do curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal de Lavras, no ano de 2013. Imprimimos à disciplina Relações Étnico-raciais possibilidades para um diálogo aberto com vistas a desconstrução de mitos e tabus que permeiam as contribuições das populações africanas e indígenas na formação da nossa sociedade. Entendemos a escola como um espaço privilegiado de reflexão. Objetivando inserir em nossas salas de aula as discussões sobre relações étnico-raciais estaremos estimulando a reflexão sobre a discriminação racial, valorizando a nossa diversidade, gerando debates, repensando comportamentos. A reflexão e o aprofundamento das discussões sobre temática tão pertinente para o cotidiano da escola foi oportunizada ao pensar a construção da educação de forma colaborativa e participativa, em que todas e todos assumissem a responsabilidade por uma formação que trabalhe intencional e sistematicamente no cotidiano da escola as questões das relações étnico-raciais. Para que o potencial da escola possa ser aproveitado, é necessário o investimento na formação de professoras e professores. O artigo problematizará, portanto, o contexto da disciplina procurando trazer uma contribuição no que diz respeito às relações étnico-raciais e sua interface com as relações de gênero. Demos um primeiro passo no caminho da construção de uma cultura de paz e nos inserimos numa caminhada longa, mas instigante!
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Trabalhos apresentados em eventos
Dired - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback