Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Dired - Diretoria de Educação a Distância da UFLA >
Dired - Trabalhos apresentados em eventos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5111

Título: A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade.
Autor(es): Martins, Kátia Batista
Assunto: Ludicidade
Brincadeira
Sexualidades
Criança
Gênero
Data de publicação: Dez-2014
Referência: MARTINS, K. B. A intencionalidade das brincadeiras como espaço para desencadear a fala das crianças sobre gênero e sexualidade. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, 6., Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. p. 3740-3751.
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar a relação dos brinquedos e das brincadeiras com as temáticas de gênero e de sexualidades. A brincadeira, como espaço de formação humana, é espaço no qual as crianças brincam, convivem com outras crianças de sua faixa etária, ou não, compartilham experiências, reproduzem valores e costumes da cultura na qual estão inseridas, socializam, superam desafios. E como essa ludicidade se manifesta? A ação lúdica promove a formação das identidades sexuais e de gênero de crianças pequenas? Cabe ressaltar que o objeto de estudo presente neste artigo são os registros teóricos sobre a brincadeira, gênero e sexualidades em ambientes que promovem a ludicidade. Com base nos referencias pós-estruturalistas e nos estudos culturais, pretende-se analisar o referencial pesquisado, considerando o espaço das brincadeiras como espaço de possibilidades e inusitados para lidar com as temáticas de gênero e sexualidades. Espera-se com este estudo, contribuir com professoras e professores na reflexão que abarca e entrelaça ação lúdica, gênero e sexualidades, bem como subsidiar outras pesquisas relativas ao tema em questão.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: Dired - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback