Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Graduação >
DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213

Title: Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Daniel Henrique
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Marluce Rodrigues
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Malheiros, Neumar Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro, Cristiano Leite de
Freire, Evelise Roman Corbalan Gois
Keywords: Taxa de consumo de combustível
Problema de roteamento de veículos
Minimização
Otimização linear
???metadata.dc.date.submitted???: 4-Sep-2013
Issue Date: 17-Mar-2015
Citation: PINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TCC_Desenvolvimento_de_um_modelo_de_otimizacao_de_consumo_de_combustivel_para_o_problema_de_roteamento_de_veiculos_capacitados.pdf880.32 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback