Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302
metadata.teses.dc.title: Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
metadata.teses.dc.creator: Simões, Guilherme Campos
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Zambalde, André Luiz
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Souza, Reginaldo Ferreira de
Greghi, Juliana Galvani
metadata.teses.dc.description.concentration: Engenharia e qualidade de software
metadata.teses.dc.subject: Ensino a distância
Ambientes de gestão de aprendizagem
Usabilidade de interface
Distance learning
Learning management systems
Interface usability
metadata.teses.dc.date.issued: 13-Apr-2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: SIMÕES, G. C. Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa. 2008. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
metadata.teses.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem geral sobre Educação a Distância e Ambientes de Gestão de Aprendizagem (LMS), seguido por uma visão sobre usabilidade de interface e avaliação de software. Dois ambientes foram apresentados: Moodle e TelEduc. Estes dois ambientes foram avaliados quanto à usabilidade por meio de questionários e com base nos dados coletados foi observado que para a maioria das heurísticas de usabilidade os usuários do Moodle se mostraram mais satisfeitos. Também se observou que os usuários dos dois ambientes têm em comum o fato de considerarem o ponto mais fraco dos ambientes a ocorrência de erros e uma ineficaz prevenção destes.
metadata.teses.dc.description.abstract: The research objective is to present a general approach about Distance Learning and Learning Management Systems (LMS), followed by a vision about interface usability and software evaluation. Two LMS be presented: Moodle and TelEduc. These two environments are evaluated for usability through questionnaires and based on data collected was observed that for most of usability heuristics the Moodle users were more satisfied. It also noted that users of the two environments have in common the fact of consider the weakest point of environments the occurrence of errors and an ineffective error prevention.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Guilherme.pdfArtigo da monografia198,34 kBAdobe PDFView/Open
Monografia_Guilherme.pdfMonografia844,88 kBAdobe PDFView/Open
Seminário_Guilherme.pptApresentação da monografia1,66 MBMicrosoft PowerpointView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.