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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernardino, Ana Clara Dias-
dc.date.accessioned2022-10-31T19:45:17Z-
dc.date.available2022-10-31T19:45:17Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2022-02-28-
dc.identifier.citationBERNARDINO, A. C. D. A Educação Matemática Inclusiva e o software Scratch: percepções de docentes em uma prática formativa. 2022. 120 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55380-
dc.description.abstractIn the present research, we seek to answer the research question: “what pedagogical potential can the Scratch software present for Inclusive Mathematics Education from the perspective of teachers who participated in an extension course?”. We aim to “investigate the teachers' perception about the potential of the Scratch software for the teaching and learning process of Mathematics from the perspective of Inclusive Mathematics Education”. We used as theoretical support the cultural-historical theory, the foundations of defectology and references in the field of Inclusive Mathematics Education. The research was carried out with a qualitative approach, whose data were constructed in a course called “Introduction to Scratch software from the perspective of Inclusive Mathematics Education”. This course took place exclusively remotely and had as participants teachers who taught Mathematics and other subjects in public schools in cities located in the south of Minas Gerais, in Early Childhood Education, Elementary School and High School. The data constitution instruments included recordings (audio and image) of the classes by videoconference, Written Records, Oral Records, Questionnaire, Semi-structured Interview and the researcher's Field Diary. Data were analyzed using the Content Analysis methodology. Two categories of analysis were listed: (1) the potential of the Scratch software in the teaching and learning process of Mathematics from an inclusive perspective; (2) aspects of teacher training and practice in Inclusive Mathematics Education using Scratch. The data indicated teachers' perceptions about the potential of Scratch for teaching Mathematics from an inclusive perspective and about the challenges for using this software in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProgramação em blocospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectBlock programmingpt_BR
dc.subjectGame developmentpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSoftware Scratchpt_BR
dc.subjectEducação Matemática Inclusivapt_BR
dc.titleA Educação Matemática Inclusiva e o software Scratch: percepções de docentes em uma prática formativapt_BR
dc.title.alternativeInclusive mathematical education and scratch software: teachers' perceptions in a training practicept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Rosana Maria-
dc.contributor.referee1Oliveira, Amanda Castro de-
dc.contributor.referee2Silva, Guilherme Henrique Gomes da-
dc.description.resumoNa presente pesquisa, buscamos responder à questão de investigação: “que potencial pedagógico o software Scratch pode apresentar para a Educação Matemática Inclusiva na perspectiva de docentes que participaram de um curso de extensão?”. Temos por objetivo “investigar a percepção docente sobre a potencialidade do software Scratch para o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva”. Utilizamos como suporte teórico a teoria histórico-cultural, os fundamentos de defectologia e referências no campo da Educação Matemática Inclusiva. A pesquisa foi realizada com um enfoque qualitativo, cujos dados foram construídos em um curso denominado “Introdução ao software Scratch na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva”. Esse curso ocorreu exclusivamente de forma remota e teve como participantes docentes que lecionavam Matemática e outras disciplinas em escolas públicas de cidades localizadas no sul de Minas Gerais, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os instrumentos de constituição dos dados incluíram gravações (de áudio e imagem) das aulas por videoconferência, Registros Escritos, Registros Orais, Questionário, Entrevista Semiestruturada e Diário de Campo da pesquisadora. Os dados foram analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Foram elencadas duas categorias de análise: (1) as potencialidades do software Scratch no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na perspectiva inclusiva; (2) aspectos da formação e da prática docente na Educação Matemática Inclusiva com a utilização do Scratch. Os dados indicaram percepções de docentes sobre as potencialidades do Scratch para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva e sobre os desafios para a utilização desse software em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentNão se aplicapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5950302108605134pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Dissertação)



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