Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVivas, Eduarda Silva-
dc.date.accessioned2022-11-22T17:58:25Z-
dc.date.available2022-11-22T17:58:25Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.date.submitted2022-06-27-
dc.identifier.citationVIVAS, E. S. Sem quadra, sem pátio, e agora sem espaço comum no ensino remoto emergencial de Educação Física: refletindo sobre uma prática e formação docente. 2022. 58 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55550-
dc.description.abstractThis autobiographical narrative research has the desire not to omit feelings that involved the personal and professional experiences of the researcher's trajectory until the present moment, which was permeated by great challenges reported throughout this investigation. This narrative initially presents a temporal sequence with fragments of the researcher's life story, then several relevant personal experiences are shared, integrated with elements that led to the professional choice - of Physical Education teacher -. In this way, the enchantment for the school universe, the admiration for the teacher and for the Physical Education classes are reported, added to an attentive and loving family accompaniment. In the life history referring to professional training, participation in PIBID, entering school and frustrating experiences that triggered concerns about the professional decision were punctuated. Therefore, the work seeks to report the situation of a teacher looking for greater professional and personal development, in addition to the consequences arising from the world pandemic in the daily exercise of teaching in physical education classes at school and possible resources to facilitate the learning of students in this area. abrupt, atypical and delicate situation at different levels of the sphere of human life. Finally, it became evident from everything explained that affections were produced by this narrative journey, which was based on human formation, a somewhat uncomfortable but necessary process of broadening the perspective of the world as changeable, unpredictable and chaotic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.titleSem quadra, sem pátio, e agora sem espaço comum no ensino remoto emergencial de Educação Física: refletindo sobre uma prática e formação docentept_BR
dc.title.alternativeWithout court, without patio, and now without common space in emergency remote teaching Physical Education: reflecting on a practice and teaching trainingpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Marcio Norberto-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Luciana Azevedo-
dc.contributor.referee2Vieira, Rubens Antônio Gurgel-
dc.description.resumoEsta pesquisa narrativa autobiográfica possui como anseio não omitir sentimentos que envolveram as experiências pessoais e profissionais da trajetória da pesquisadora até o momento presente, que fora permeada por grandes desafios relatados ao longo desta investigação. Esta narrativa inicialmente, apresenta uma sequência temporal com fragmentos da história de vida da investigadora, logo compartilha-se diversas experiências pessoais relevantes integradas com elementos que levaram à escolha profissional – de professora de Educação Física –. Desse modo, relata-se o encantamento pelo universo escolar, a admiração pela professora e pelas aulas de Educação Física, acrescentado de um acompanhamento familiar atento e amoroso. Na história de vida referente a formação profissional foi pontuada a participação no PIBID, o ingresso na escola e as experiências frustrantes que desencadearam inquietações acerca da decisão profissional. Sendo assim, o trabalho procura relatar a situação de uma professora a procura de maior desenvolvimento profissional e pessoal, além dos desdobramentos advindos da pandemia mundial no exercício cotidiano da docência em aulas de Educação Física escolar e, possíveis recursos para facilitar a aprendizagem dos educandos nesta situação abrupta, atípica e delicada em distintos níveis da esfera da vida humana. Por fim, tornou-se evidente por tudo elucidado que afetos foram produzidos por esta jornada narrativa, que pautou-se na formação humana, um processo um tanto incômodo, porém necessário de alargamento da perspectiva do mundo como mutável, imprevisível e caótico.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1269986453688669pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.