Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55621
Title: Educação Científica e a cultura iorubá: um diálogo a partir da música “Maracatu do Meu Avô”
Other Titles: Scientific Education and the yoruba culture: a dialogue from the music ‘Maracatu do Meu Avô’
Keywords: Educação Científica
Música
Povo iorubá
Scientific Education
Music
Yoruba people
Issue Date: 2022
Publisher: Atenas Editora
Citation: LOURENÇO, C. O.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Educação Científica e a cultura iorubá: um diálogo a partir da música “Maracatu do Meu Avô”. In: SILVA, A. J. N. da (org.). A Educação enquanto instrumento de emancipação e promotora dos ideais humanos. Ponta Grossa: Atena Editora, 2022, v. 3, p. 1-11.
Description: O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise da música “Maracatu do Meu Avô”, dos compositores Nei Lopes e Leonardo Bruno, a fim de compreender se há possiblidades de trabalhar com a obra artística no Ensino de Ciências a partir da identificação de que a obra pode se configurar como uma proposta pós-positivista e contextualizada do conhecimento científico. A análise da obra se desenvolveu por meio da teoria dialógica do discurso, embasando-se no Círculo de Bakhtin, o que permitiu identificar enunciados nos trechos da música. A partir da análise foram identificados novos enunciados que permitiram concluir a possibilidade de trabalhar com conhecimentos científicos de áreas do conhecimento como a física, a química e a biologia e ainda a possibilidade de discussão acerca da religiosidade e da ancestralidade africana, da riqueza cultural da África subsaariana, especificamente do povo iorubá, e da valorização da identidade negra por meio de ações interdisciplinares.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55621
ISBN: 9786559838493
Appears in Collections:DBI - Livros e capítulos de livros



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons