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dc.creatorSales, Daniel Evangelista-
dc.date.accessioned2023-01-05T16:40:19Z-
dc.date.available2023-01-05T16:40:19Z-
dc.date.issued2023-01-05-
dc.date.submitted2022-12-02-
dc.identifier.citationSALES, D. E. de. Perscrutando a Revista de Educação física do Exército: de uma perspectiva panorâmica às noções de infâncias retratadas no periódico. 2022. 145 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55729-
dc.description.abstractThis is a research dedicated to examining the Journal of Physical Education of the Army, moving from a panoramic perspective to collating the notions of childhood portrayed in the journal. For this, its conceptual, pedagogical and (in)formative aspects were analyzed. The option to investigate the magazine stems from the verification of correspondence to the oldest newspaper in the subarea of knowledge called Physical Education, in the national territory, in fact, one of the most influential theoretical contributions whose field has had a considerable temporality. In scientific terms, a qualitative and quantitative perspective was adopted, with the quantitative dimension being the numerical measurement of editions which dealt with the thematic categories found in the analysis and the qualitative connotation the prospecting of the content in order to establish analytical categories, while the emphasis rests on the dimension qualitative. With regard to the (analytical) method, Document Analysis was used. In general terms, the results raise intriguing social problems such as the one that confers understanding, to some extent, of the comprehensive (historical and socio-political) context of the country, extrapolating, in turn, the limits of the reality of the army and serving as a reference to interpret the Constitution of Physical Education as a curricular component nowadays. Added to this, the possibility of obtaining (with some analytical rigor) the ways in which childhoods were portrayed in the magazine, translating the meanings given to children's education and the knowledge related to them, according to the groups and ideas advertised in the magazine.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação Física - Periódicopt_BR
dc.subjectChildhoodspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectPhysical education - Periodicalpt_BR
dc.titlePerscrutando a Revista de Educação física do Exército: de uma perspectiva panorâmica às noções de infâncias retratadas no periódicopt_BR
dc.title.alternativePeering into the Journal of Physical education Army: of one panoramic perspective to the notions of childhood portrayed in the journalpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Kleber Tuxen Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Adriano Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee3Carneiro, Kleber Tuxen-
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa dedicada a perscrutar a Revista de Educação Física do Exército (Journal of Physical Education), demovendo-se de uma perspectiva panorâmica para cotejar as noções de infâncias retratadas no periódico. Para isso foi analisado seus aspectos conceituais, pedagógicos e (in)formativos. A opção de investigar a revista decorre da constatação de corresponder ao periódico mais antigo da subárea do conhecimento denominada Educação Física, em território nacional, com efeito, um dos mais influentes aportes teóricos cujo campo dispôs ao longo de uma considerável temporalidade. Em termos científicos adotou-se uma perspectiva qualiquantitativa, sendo a dimensão quantitativa a mensuração numérica de edições as quais versavam sobre as categorias temáticas encontradas na análise e a conotação qualitativa a prospecção do conteúdo de modo a estabelecer categorias analíticas, conquanto a ênfase repouse na dimensão qualitativa. No que concerne ao método (analítico) empregou-se a Análise Documental. Em linhas gerais, os resultados suscitam problemáticas sociais intrigantes as quais conferem compreensão, em alguma medida, do contexto (histórico e sociopolítico) abrangente do país, extrapolando, por sua vez, os limites da realidade do exército e servindo de referência para interpretar a constituição da Educação Física enquanto componente curricular nos dias atuais. Somou-se a isso, a possibilidade de auferir (com algum rigor analítico) os modos com os quais as infâncias foramretratadas na revista, traduzindo as acepções dadas à educação das criançase os saberes a elas relacionados, de acordo com os grupos e ideias propaladas na revista.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/811442125199254pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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