Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880
Título: Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica
Título(s) alternativo(s): From the 200 reais banknote to the nicho and habitat: analysis of a dialogical pedagogical practice
Palavras-chave: Diálogo
Problematização
Recursos pedagógicos
Dialogue
Problematization
Pedagogical resources
Data do documento: Jun-2021
Editor: Atena Editora
Citação: SOUSA, A. A.; REZENDE, R. L.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat: análise de uma prática pedagógica dialógica. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L.; SOUZA, I. dos S. de (Org.). Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais. Atena Editora, 2021, p. 270-276. DOI: 10.22533/at.ed.67821110624.
Descrição: Este trabalho consistiu em analisar e refletir sobre uma prática pedagógica para o ensino de nicho e habitat. Para isso, utilizamos das falas dos sujeitos que participaram da pesquisa ao comentarem sobre a prática em questão, em que a partir do método de categorização de falas buscamos entender quais as ideias mais frequentes neste grupo. Com isso, reconhecemos que os participantes destacaram o diálogo entre os professores, a problematização como estratégia pedagógica e a cédula de 200 reais como recurso pedagógico interessante. A partir da discussão concluímos que este tipo de prática foi positivamente avaliado pelos participantes, o que se aproxima dos ideais da educação defendida pelo educador Paulo Freire.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55880
ISBN: 978-65-5983-167-8
Aparece nas coleções:DBI - Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPÍTULO_Da cédula de 200 reais ao nicho e habitat análise de uma prática pedagógica dialógica.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons