Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55926
Title: O ensino das transformações químicas: um relato de experiência a partir de animações e brinquedo popular
Other Titles: The teaching of chemical transformations: an experience report based on animations and popular toys
Keywords: Professores - Formação inicial
Metodologias lúdicas
Ciências - Ensino
Práticas educativas
Initial teacher training
Playful methodologies
Science teaching
Educational practices
Issue Date: 2021
Publisher: Atena Editora
Citation: ANDRADE, A. A. de; CARDOSO, P. C. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. O ensino das transformações químicas: um relato de experiência a partir de animações e brinquedo popular. In: SILVA, A. J. N. da. (Org.). Educação: sociedade civil, estado e políticas educacionais. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 4, p. 116-124. DOI: 10.22533/at.ed.77221290112.
Description: O objetivo deste trabalho é analisar as potencialidades de uma aula para o ensino das transformações químicas da matéria e suas contribuições para a formação de professores. A prática foi desenvolvida durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e ofertada ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA. Os dados foram analisados a partir da categorização temática, método de análise descritiva de uma pesquisa qualitativa. Ao total foram analisadas 12 avaliações, que nos revelaram duas perspectivas centrais que a prática conseguiu atingir, a primeira intitulada recursos pedagógicos mostra as contribuições dos recursos utilizados para construção do conhecimento e como eles provocaram a interatividade entre os alunos. Consideramos que as práticas pedagógicas contribuem para que o futuro professor vivencie a elaboração de um plano de aula e a sua experiência prática para que ele possa refletir sobre a docência e possa construir a sua identidade docente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55926
ISBN: 978-65-5706-777-2
Appears in Collections:DBI - Livros e capítulos de livros



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons