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dc.creatorSoares, Marcello Martins-
dc.date.accessioned2023-03-10T16:05:02Z-
dc.date.available2023-03-10T16:05:02Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.citationSOARES, M. M. Avaliação físico-mecânica de compósitos cimentícios reforçados com partículas de papel kraft reaproveitadas in loco. 2022. 53 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biomateriais)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56102-
dc.description.abstractCivil construction is one of the dietary activities that generate the most waste, and most of it is discarded organically, causing environmental effects. One of the wastes generated in almost all civil construction works, and in large volumes, is cement packaging. The packaging is made of Kraft paper, from pulps of long cellulosic fibers, which have good physical and mechanical properties. This research aims to evaluate the addition of kraft paper fibers from cement bags in coating mortar. The search for the use of renewable resources to reduce the negative effects caused by the allocation of this result was associated with the need to find solutions to reduce the incidence of cracks in a given coating mortar. In this investigation, coating mortars were developed using Portland cement, with substitutions of 0.5%, 1.0% and 1.5% of a pre-mass composed of limestone and hydrated lime with kraft paper fibers from sacks of cement bags. The physical and mechanical properties of the composites, scanning electron microscopy (SEM) analysis, calorimetry analysis, and evaluation of the application and finish of the coating were evaluated. Among the compositions studied, the mix with 0.5% Kraft paper fibers in the test specimens administered performed well and promoted the reduction of cracks. The proposal becomes viable, considering the results obtained, reduction of environmental impacts and savings in materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCompósito cimentíciopt_BR
dc.subjectFibras kraftpt_BR
dc.subjectReaproveitamento de resíduopt_BR
dc.subjectFibras celulósicaspt_BR
dc.subjectCementitious compositept_BR
dc.subjectKraft fiberspt_BR
dc.subjectWaste reusept_BR
dc.subjectCellulosic fiberspt_BR
dc.titleAvaliação físico-mecânica de compósitos cimentícios reforçados com partículas de papel kraft reaproveitadas in locopt_BR
dc.title.alternativePhysical-mechanical evaluation of cementary composites reinforced with kraft paper particles reused in locopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Saulo Rocha-
dc.contributor.referee1Ferreira, Saulo Rocha-
dc.contributor.referee2Silva, Keoma Defaveri do Carmo e-
dc.contributor.referee3Andrade, Rodolfo Giacomim Mendes de-
dc.description.resumoA construção civil é uma das atividades econômicas que mais geram resíduos, e grande parte desses são descartados de forma inadequada, provocando impactos ambientais. Um dos resíduos gerados em quase todas as obras de construção civil e em grande volume são as embalagens de cimento. A embalagem é feita de papel Kraft, a partir de polpas de fibras celulósicas longas, que possuem boas propriedades físicas e mecânicas. A presente pesquisa tem como proposta avaliar a adição de fibras de papel kraft provenientes de sacos de cimento em argamassa de revestimento. Associou-se a busca pela utilização de recursos renováveis para minorar os impactos negativos causados pela destinação incorreta deste resíduo com a necessidade de encontrar soluções para reduzir a incidência de fissuras em determinada argamassa de revestimento. Nesta investigação, foram desenvolvidas argamassas de revestimento, usando cimento Portland, com substituições de 0,5%, 1,0% e 1,5% de uma prémassa composta por calcário e cal hidratada por fibras de papel kraft provenientes de sacos de cimento. Foram avaliadas as propriedades físicas e mecânicas dos compósitos, análises de microscopia eletrônica de varredura (MEV), análises de calorimetria, e avaliação da aplicação e acabamento do revestimento. Entre as composições estudadas, o traço com 0,5% de fibras de papel Kraft nos corpos de prova proporcionou bom desempenho e promoveu a redução de fissuras. A proposta torna-se viável, considerando os resultados obtidos, redução de impactos ambientais e economia de materiais.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Florestaispt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia de Celulose e Papelpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603817638133941pt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Biomateriais – Mestrado (Dissertações)



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