Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Karina de Kassia-
dc.creatorFreire, Evelise Roman Corbalan Góis-
dc.date.accessioned2023-08-23T19:39:58Z-
dc.date.available2023-08-23T19:39:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationABREU, K. de K.; FREIRE, E. R. C. G. Uma revisão sistemática do ensino de matemática para estudantes com Transtornos do Espectro Autista. Professor de Matemática Online, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 109-127, 2022. DOI: https://doi.org/10.21711/2319023x2022/pmo108.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.21711/2319023x2022/pmo108pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58279-
dc.description.abstractEducators deal daily with the difficulties in attending to the multiple forms of learning of their students, especially those diagnosed with Autistic Spectrum Disorders (ASD). Thus, one of the objectives of this study was to organize and analyze teaching materials, teaching practices, digital technologies and their contributions to the teaching and learning process. The methodology applied was a systematic literature review based on qualitative research, through the mapping of 47 articles, written in Portuguese or English. The analyzes carried out showed that the use of modeling and perspective videos, repetition commands, sequentially pre-defined instructions and the use or production of virtual platforms that have a simple and straightforward layout are pedagogical tools that contribute to the teaching of mathematics for students with ASD.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Matemática (SBM)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista do Professor de Matemática Onlinept_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTranstornos do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorders (ASD)pt_BR
dc.titleUma revisão sistemática do ensino de matemática para estudantes com Transtornos do Espectro Autistapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoOs profissionais da Educação lidam diariamente com dificuldades em atender as múltiplas formas de aprendizagem de seus alunos, principalmente os diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar os estudos realizados mundialmente sobre o ensino de matemática para alunos com TEA, descrevendo suas possíveis contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia aplicada foi uma revisão sistemática de literatura ancorada na pesquisa qualitativa, por meio do mapeamento de 47 artigos, redigidos em português ou inglês. As análises realizadas mostraram que o uso de vídeos de modelagem e de perspectivas, comandos de repetição, instruções predefinidas sequencialmente e a utilização ou produção de plataformas virtuais que tenham layout simples e direto são ferramentas pedagógicas que contribuem para o ensino de matemática para estudantes com TEA.pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.