Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Evellyn Maia-
dc.date.accessioned2024-01-11T13:30:23Z-
dc.date.available2024-01-11T13:30:23Z-
dc.date.issued2024-01-11-
dc.date.submitted2023-10-18-
dc.identifier.citationCARDOSO, E. M. Desafios e reflexões de docentes de Física durante o ensino remoto emergencial. 2023. [120] p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58763-
dc.description.abstractSince 2020, lives and routines have undergone considerable transformations due to the Covid-19 Pandemic. The sudden appearance of emergency remote teaching impacted teachers, students, education and schools, forcing the actors involved to learn and adapt to different teaching methodologies and strategies, among other challenges, as this period represented a completely different situation from their previous experiences. Based on interviews, we sought to identify how Physics teachers reflected on their experiences during remote teaching, seeking to understand the types of Teaching Knowledge on which they relied. Each interview revealed particularities of the teachers’ career, experiences and individual perspectives, highlighting how their Teaching Knowledge shaped their Teaching Identities. From this perspective, the interviews highlighted how the challenges of remote teaching were faced and which teaching resources were used to develop student teaching during the pandemic. Based on this information, we created a guide as an educational product that covers useful teaching resources for teachers in remote, distance or in-person activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectSARS-CoV-2pt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectCoronaviruspt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.titleDesafios e reflexões de docentes de Física durante o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and reflections of Physics teachers during emergency remote teachingpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Marinelli, Fabio-
dc.contributor.referee1Neves, Jefferson Adriano-
dc.contributor.referee2Sabino, Aline Ribeiro-
dc.description.resumoDesde 2020, vidas e rotinas passaram por transformações consideráveis devido à Pandemia de Covid-19. A deflagração do ensino remoto emergencial impactou professores, alunos, educação e escola, obrigando os atores envolvidos a aprender e adaptar-se a diferentes metodologias e estratégias de ensino, entre outros desafios, uma vez que esse período representou uma situação completamente diferente das suas experiências anteriores. A partir de entrevistas, procuramos identificar como professores de Física refletiam sobre suas experiências durante o ensino remoto, buscando compreender os tipos de Saberes Docentes em que se apoiaram. Cada entrevista revelou particularidades das trajetórias profissionais, experiências e perspectivas individuais dos professores, destacando como seus Saberes Docentes moldaram suas Identidades Docentes. Sob esse enfoque, as entrevistas evidenciaram como os desafios do ensino remoto foram enfrentados e quais recursos didáticos foram utilizados para desenvolver o ensino dos alunos durante a pandemia. Com base nessas informações, elaboramos como produto educacional um guia que abrange recursos didáticos úteis para professores em atividades remotas, à distância ou presenciais.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem Teaching knowledge Teacher training Reflective teacherpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0020580346282444pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Desafios e reflexões de docentes de Física durante o ensino remoto emergencial.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons