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dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.creatorKaloczi, Juliana da Silva Lopes-
dc.date.accessioned2024-01-22T17:46:48Z-
dc.date.available2024-01-22T17:46:48Z-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.citationBETLINSKI, C.; KALOCZI, J. da S. L. A racionalidade neoliberal e a subjetivação do neossujeito na educação. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 18, abr. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58804-
dc.description.abstractThis article is the result of qualitative research on the subject of neoliberal rationality in education. The bibliographic worked -The new way of the world: on neoliberal societyby Christian Laval and Pierre Dardot (2016) and The hermeneutics of the subjectby Michel Foucault (2004) allowed answering the following investigative problem: what foundations does neoliberal rationality propose for the constitution of neo-subjects in the context of school education?The proposed objectives were the characterization of a new subject model created from the emergence of the political-economic current known as neoliberal and the identification of behaviors and attitudes of this neo-subject within the educational institution that is configured as a company. It was concluded that school education has been guided by this new rationality that adopts devices and mechanisms aimed at the subjectivation of neo-subjects according to the perspectives of market totalitarianism.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Regional Blumenaupt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceAtos de Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.subjectRacionalidade técnicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLógica mercadológicapt_BR
dc.subjectTechnical rationalitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMarketing logicpt_BR
dc.titleA racionalidade neoliberal e a subjetivação do neossujeito na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeNeoliberal rationality and subjectivity of the neo-subject in educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é resultado de pesquisa qualitativa sobre o tema da racionalidade neoliberal na educação. As obras bibliográficas A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal de Christian Laval e Pierre Dardot (2016) e A hermenêutica do sujeito de Michel Foucault (2004) permitiram responder ao seguinte problema investigativo: que fundamentos a racionalidade neoliberal propõe para a constituição de neossujeitos no contexto da educação escolar?Os objetivos propostos foram a caracterização de um novo modelo de sujeito criado a partir do surgimento da corrente político-econômica conhecida como neoliberal e a identificação de comportamentos e atitudes desse neossujeito no interior da instituição educacional que se configura como empresa. Concluiu-se que a educação escolar vem sendo orientada por essa nova racionalidade que adota dispositivos e mecanismos direcionados para a subjetivação dos neossujeitos de acordo com as perspectivas do totalitarismo de mercado.pt_BR
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