Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tavares, Dérica Gonçalves | - |
dc.creator | Antonio, Hugo Pereira | - |
dc.creator | Libardi, Helena | - |
dc.creator | Cardoso, Patrícia Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T14:44:58Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T14:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, D. G. et al. Modelos didáticos como instrumento de inclusão em aulas práticas de microbiologia. Revista Docência em Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1-21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39531. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58864 | - |
dc.description.abstract | In this work,we report the experience of including a visually impaired student in the practical classes of the General Microbiology discipline. As a strategy, someimportant didactic models were developed within the content of the discipline. For its elaboration, materials of easy acquisition and low cost were used. The use of didactic models in practical classes facilitated the learning of the content of the classes, allowing the identification of microscopic details by the visually impaired student and by all other students, who showed enthusiasm and interest, reporting that the adapted play materials helped in understanding of various structures and microorganisms observed in optical microscopy and in the illustrations of textbooks and books. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Docência em Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Biologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Alunos com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Educational biology | pt_BR |
dc.subject | Student with disability | pt_BR |
dc.title | Modelos didáticos como instrumentode inclusão em aulas práticas de microbiologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic models as a tool for inclusion in practical microbiology classes | pt_BR |
dc.title.alternative | Los modelos didácticos como herramienta de inclusión en las clases prácticas de microbiología | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, relatamos a experiência de incluir um estudante com deficiência visual nas aulas práticas da disciplina de Microbiologia Geral. Como estratégia, foram elaborados alguns modelos didáticos importantes dentro do conteúdo da disciplina. Para sua elaboração, foram utilizados materiais de fácil aquisição e de baixo custo. O uso dos modelos didáticos nas aulas práticas facilitou o aprendizado do conteúdo das aulas, permitindo a identificação dos detalhes microscópicos pelo estudante com deficiência visual e por todos os outros estudantes que demonstraram entusiasmo e interesse,demonstrando que os materiais lúdicos adaptados auxiliaram no entendimento de várias estruturas e microrganismos observados na microscopia ótica e nas ilustrações de apostila e livros. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Modelos didáticos como instrumento de inclusão em aulas práticas de microbiologia.pdf | 914,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons