Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Dérica Gonçalves-
dc.creatorAntonio, Hugo Pereira-
dc.creatorLibardi, Helena-
dc.creatorCardoso, Patrícia Gomes-
dc.date.accessioned2024-01-30T14:44:58Z-
dc.date.available2024-01-30T14:44:58Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationTAVARES, D. G. et al. Modelos didáticos como instrumento de inclusão em aulas práticas de microbiologia. Revista Docência em Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1-21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39531.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58864-
dc.description.abstractIn this work,we report the experience of including a visually impaired student in the practical classes of the General Microbiology discipline. As a strategy, someimportant didactic models were developed within the content of the discipline. For its elaboration, materials of easy acquisition and low cost were used. The use of didactic models in practical classes facilitated the learning of the content of the classes, allowing the identification of microscopic details by the visually impaired student and by all other students, who showed enthusiasm and interest, reporting that the adapted play materials helped in understanding of various structures and microorganisms observed in optical microscopy and in the illustrations of textbooks and books.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Docência em Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectBiologia educacionalpt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducational biologypt_BR
dc.subjectStudent with disabilitypt_BR
dc.titleModelos didáticos como instrumentode inclusão em aulas práticas de microbiologiapt_BR
dc.title.alternativeDidactic models as a tool for inclusion in practical microbiology classespt_BR
dc.title.alternativeLos modelos didácticos como herramienta de inclusión en las clases prácticas de microbiologíapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, relatamos a experiência de incluir um estudante com deficiência visual nas aulas práticas da disciplina de Microbiologia Geral. Como estratégia, foram elaborados alguns modelos didáticos importantes dentro do conteúdo da disciplina. Para sua elaboração, foram utilizados materiais de fácil aquisição e de baixo custo. O uso dos modelos didáticos nas aulas práticas facilitou o aprendizado do conteúdo das aulas, permitindo a identificação dos detalhes microscópicos pelo estudante com deficiência visual e por todos os outros estudantes que demonstraram entusiasmo e interesse,demonstrando que os materiais lúdicos adaptados auxiliaram no entendimento de várias estruturas e microrganismos observados na microscopia ótica e nas ilustrações de apostila e livros.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Modelos didáticos como instrumento de inclusão em aulas práticas de microbiologia.pdf914,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons