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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Valdeir Henrique de-
dc.date.accessioned2024-03-05T14:43:45Z-
dc.date.available2024-03-05T14:43:45Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.date.submitted2023-12-01-
dc.identifier.citationJESUS, V. H. de. Imunologia e vacinologia no ensino básico: percepções discentes e análise de um curso de extensão universitária como prática pedagógica na formação continuada docente. 2024. 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58961-
dc.descriptionArquivo retido, a pedido do autor, até março de 2025.-
dc.description.abstractContinuing training courses are important not only as teacher updating actions, but also as spaces for dialogue and collective construction of pedagogical practices, with the university playing an important role in this process, as a partner institution in promoting these actions. In this way, an extension mini-course in continuing education on the immune system and vaccines, and their themes, was organized for basic education teachers who work in teaching Science and Biology, with the aim of analyzing whether this mini-course brings contributions to training and teaching practice related to the topic. The themes of the immune system and vaccines are included in the curriculum bases and should be developed in primary and secondary education. In this way, identifying what students know about the topic can contribute to the (re)construction of teaching-learning strategies on the topic. Therefore, the aim was also to analyze the perception and knowledge of high school students on the subject of the immune system and vaccines. As a data collection method, questionnaires were used and for their analysis, Bardin's content analysis was used as a theoretical methodological framework. It was possible to identify that students have elaborate knowledge regarding the topic, but have some difficulty in concepts related to it. It was also identified that the mini-course provided a training space, contributing to scientific education on the topic, from an environment that favored reflection, dialogue and learning, therefore contributing to training and teaching practice related to the topic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subjectVacinologiapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectImmunologypt_BR
dc.subjectVaccinologypt_BR
dc.titleImunologia e vacinologia no ensino básico: percepções discentes e análise de um curso de extensão universitária como prática pedagógica na formação continuada docentept_BR
dc.title.alternativeImmunology and vacinology in basic education: student perceptions and analysis of a university extension course as a pedagogical practice in continuing teacher trainingpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vera, José Alberto Casto Nogales-
dc.contributor.referee1Vera, José Alberto Casto Nogales-
dc.contributor.referee2Rosso, Karen Luz Burgoa-
dc.contributor.referee3Barçante, Joziana Muniz de Paiva-
dc.contributor.referee4Velozo, Felipe Andrade-
dc.description.resumoOs cursos de formação continuada têm sua importância não somente como ações de atualização docente, mas também como espaços de diálogo e construção coletiva de práticas pedagógicas, tendo a universidade um papel importante nesse processo, como instituição parceira na promoção destas ações. Desse modo, foi organizado um minicurso de extensão em formação continuada sobre sistema imunológico e vacinas, e suas temáticas, a docentes da educação básica que atuam no ensino de Ciências e Biologia, com o objetivo de analisar se o presente minicurso traz contribuições para a formação e prática docente referente ao tema. A temática sobre sistema imunológico e vacinas constam nas bases curriculares, devendo ser desenvolvido no ensino fundamental e médio. Dessa maneira, identificar o que os estudantes sabem sobre a temática, pode contribuir para a (re)construção de estratégias de ensino-aprendizagem sobre o tema. Portanto, visou-se, também, analisar a percepção e o conhecimento de discentes do ensino médio sobre a temática sistema imunológico e vacinas. Como método de coleta de dados utilizou-se de questionários e para a análise dos mesmos tomou-se como referencial teórico metodológico a análise de conteúdo de Bardin. Foi possível identificar que os estudantes possuem um conhecimento elaborado a respeito da temática, porém apresentam certa dificuldade em conceitos referente à mesma. Identificou-se também, que o minicurso possibilitou um espaço formativo, contribuindo para a educação científica sobre o tema, a partir de um ambiente que favoreceu a reflexão, o diálogo e a aprendizagem, contribuindo, portanto, para a formação e prática docente referente ao tema.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9152816347600590pt_BR
Aparece nas coleções:Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação)

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