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metadata.teses.dc.title: Avaliação de sistemas e supervisão pedagógica: desafios, possibilidades e implicações
metadata.teses.dc.title.alternative: Systems evaluation and pedagogical supervision: challenges, possibilities and implications
metadata.teses.dc.creator: Botega, Sílvia Mary Aparecida da Cruz Souza
metadata.teses.dc.creator.Lattes: https://lattes.cnpq.br/6087394255471748
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Arcas, Paulo Henrique
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Borges, Regilson Maciel
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Pimenta, Cláudia Oliveira
metadata.teses.dc.subject: Avaliação de Sistemas
Desenvolvimento profissional de educadores
Supervisão pedagógica
Políticas públicas em educação
Qualidade da educação
Systems Evaluation
Professional development of Educators
Pedagogical supervision
Public policies in Education
Quality of education
metadata.teses.dc.date.issued: 19-Aug-2024
metadata.teses.dc.identifier.citation: BOTEGA. Sílvia Mary Aparecida da Cruz Souza. Avaliação de sistemas e supervisão pedagógica: desafios, possibilidades e implicações. 2024. 121p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: A pesquisa em questão foi desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e teve como foco as avaliações de sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) correlacionando-as ao trabalho da supervisão pedagógica. A supervisão pedagógica tem um importante papel nos processos avaliativos na compreensão e o uso de seus resultados. Muitas dificuldades são encontradas pelos supervisores quanto às avaliações, o que pode interferir no bom desenvolvimento do trabalho. Parte-se do pressuposto que formação continuada poderia ser um forte potencial no auxílio da atuação desses profissionais. É imprescindível destacar o elo entre supervisão e avaliação, sendo a supervisão aquela que pode contribuir para que ocorra uma aprendizagem efetiva dos estudantes. Este estudo teve como objetivo geral identificar os desafios, as possibilidades e as implicações da avaliação de sistemas na atuação da supervisão pedagógica em escolas da rede estadual de Minas Gerais. De forma específica, pretendeu-secompreender a função da supervisão pedagógica na rede estadual de Minas Gerais, analisar o papel da supervisão pedagógica com foco no Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), considerando as avaliações sistêmicas da aprendizagem e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), identificar e analisar os subsídios oferecidos pela rede estadual para a atuação da supervisão pedagógica no uso dos resultados do SIMAVE junto às escola, conhecer como são analisados e utilizados os resultados do SIMAVE pela equipe pedagógica das escolas.Para subsidiar a pesquisa, o referencial teórico se baseou nos estudos de Bonamino, Dalben, Gatti, Sousa, Saviani, Perboni, Freitas, Rangel, dentre outros. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória com análise documental e bibliográfica. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas comprofissionais da supervisão pedagógicae entrevistas com analistas educacionais da superintendência regional de ensino. Os dados foram sistematizados e analisados mediante a análise de conteúdo proposta por Bardin. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir na compreensão da função da supervisão pedagógica e no desenvolvimento de seu trabalho com relação às avaliações sistêmicas. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os maiores desafios encontrados na atuação da supervisão pedagógica em escolas da rede estadual de Minas Gerais em relação às avaliações de sistemas foram a motivação e participação dos próprios alunos nas avaliações, que acabam por banalizar o processo; outro desafio que também perpassa a supervisão é a resistência dos professores em promover as intervenções pedagógicas a partir dos resultados das avaliações de sistemas. Em decorrência dos resultados desta pesquisa, propôs-se como Produto Educacional (PE), um material que oriente a realização de processos de formação continuada para a supervisão pedagógica das escolas de educação básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
metadata.teses.dc.description.abstract: The research in question was developed in the context of the Postgraduate Program in Education (PPGE), Professional Master's Degree in Education at the Federal University of Lavras (UFLA) and focused on system evaluations of the State Department of Education of Minas Gerais (SEE/MG) correlating them to the work of pedagogical supervision. Pedagogical supervision has an important role in evaluation processes in understanding and using their results. Many difficulties are encountered by supervisors regarding evaluations, which can interfere with the good development of work. It is assumed that continued training could have strong potential in helping these professionals work. It is essential to highlight the link between supervision and evaluation, with supervision being that which can contribute to effective student learning. This study had the general objective of identifying the challenges, possibilities and implications of systems assessment in the performance of pedagogical supervision in schools in the state network of Minas Gerais. Specifically, the aim was to understand the function of pedagogical supervision in the state network of Minas Gerais, analyze the role of pedagogical supervision with a focus on the Minas Gerais System for Evaluation and Equity in Public Education (SIMAVE), considering systemic assessments of learning and Program Evaluation of the Public Basic Education Network (PROEB), identify and analyze the subsidies offered by the state network for the performance of pedagogical supervision in the use of SIMAVE results in schools, learn how SIMAVE results are analyzed and used by the pedagogical team of schools. To support the research, the theoretical framework was based on studies by Bonamino, Dalben, Gatti, Sousa, Saviani, Perboni, Freitas, Rangel, among others. We opted for qualitative, exploratory research with documentary and bibliographic analysis. For data collection, questionnaires were applied and interviews were carried out with pedagogical supervision professionals and interviews with educational analysts from the regional teaching superintendence. The data were systematized and analyzed using the content analysis proposed by Bardin. It is hoped that this research can contribute to understanding the role of pedagogical supervision and developing its work in relation to systemic assessments. The results of this research showed that the biggest challenges encountered in the performance of pedagogical supervision in schools in the state network of Minas Gerais in relation to system evaluations were the motivation and participation of the students themselves in the evaluations, which end up trivializing the process; Another challenge that also permeates supervision is the resistance of teachers in promoting pedagogical interventions based on the results of system assessments. As a result of the results of this research, the Educational Product (PE) was proposed as a material that guides the carrying out of continuing education processes for the pedagogical supervision of basic education schools of the State Department of Education of Minas Gerais (SEE-MG).
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59235
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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