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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rezende, Edmara Márcia de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T13:45:49Z | - |
dc.date.available | 2024-08-23 | - |
dc.date.available | 2024-08-23T13:45:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Edmara Márcia de Castro. O ensino de ética das virtudes para educação de jovens e adultos a partir de uma perspectiva da educação ambiental freireana: contribuições teóricas para combater a crise ambiental. 2024. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Ambiental) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59265 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the relevance of the ethical teaching approach based on the teaching of Freirean Environmental Education for advancing the fight against environmental imbalance in the context of EJA. The methodology involved a critical review and reflection on published literature on the subject, taking Paulo Freire's theory as a basis for critical reflection on environmental education through the teaching of ethics. At the end of the study, it was found to be crucial to elevate the role of schools in contemporary society and prepare them for the new era, whether through new channels of school justice, reintegrating students into the school environment rather than pushing them away, and opening it up to plurality, considering diverse cultures and experiences. In order for schools to problematize reality and foster critical thinking among students with autonomy of thought, it is relevant to address the necessary knowledge for this purpose. Pedagogical knowledge encompasses scientific, pedagogical, didactic, aesthetic, ethical, and political dimensions, while affectivity and emotions are integral to this process. Freire's ethical, pedagogical, and liberating approach to life emerges as a critical response to social problems and as a quest for a more just and egalitarian society, where everyone has the opportunity to be active and free agents in their own history. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Ética Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental Freireana | pt_BR |
dc.subject | Formação Crítica | pt_BR |
dc.subject | Crise Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Ética das Virtudes | pt_BR |
dc.subject | Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Freirean Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Sustainable Development | pt_BR |
dc.subject | Critical Training | pt_BR |
dc.subject | Environmental Crisis | pt_BR |
dc.subject | Environmental Ethics | pt_BR |
dc.subject | Virtue Ethics | pt_BR |
dc.title | O ensino de ética das virtudes para educação de jovens e adultos a partir de uma perspectiva da educação ambiental freireana: contribuições teóricas para combater a crise ambiental | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching virtue ethics for adult education from a freirean environmental education perspective: theoretical contributions to combat the environmental crisis | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito , Breno Pascal de Lacerda | - |
dc.contributor.referee1 | Nascimento Junior, Antônio Fernandes | - |
dc.contributor.referee2 | Marques, Roberta Smania | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar a relevância da abordagem do ensino ética a partir do ensino da Educação Ambiental Freireana, para o avanço no combate ao desequilíbrio ambientalno contexto da EJA. Como metodologia foi realizada uma revisão e reflexão crítica da literatura publicada sobre o assunto, tomando a teoria de Paulo Freire como teoria de base para uma reflexão crítica sobre a Educação Ambiental a partir do ensino da ética. Ao final do estudo verificou-se que é fundamental que se eleve o sentido da escola na sociedade contemporânea e a prepare para os novos tempos, seja por meio de novos canais de justiça escolar, colocando novamente os estudantes dentro da escola, ao invés de afastá-los, abrindo-a para a pluralidade, considerando as diversas culturas e experiências. Para que a escola problematize a realidade para formar sujeitos críticos com autonomia de pensamento, torna-se relevante abordarmos os saberes necessários a esse propósito. O saber docente se refere à dimensão científica, pedagógica, didática, estética, ética e política. Afetividade e emoções fazem parte desse processo. A ética da vida, pedagógica e libertadora de Freire, surge como uma resposta crítica aos problemas sociais e como uma busca por uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham a oportunidade de serem sujeitos ativos e livres em sua própria história. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7966981971888919 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação) |
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