Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59296
metadata.teses.dc.title: Ciências e culturas descolonizadoras: análise de uma aproximação entre o PIBID e a disciplina de pós-graduação em educação científica e ambiental
metadata.teses.dc.title.alternative: Decolonizing sciences and cultures: analysis of na approximation between PIBID and the graduate discipline in science and environmental education
metadata.teses.dc.creator: Ferreira, Paloma Martins
metadata.teses.dc.creator.Lattes: https://wwws.cnpq.br/0073313324857066
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Nascimento Junior, Antonio Fernandes
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Oliveira, Emerson Ferreira de
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Laise Vieira Gonçalves
metadata.teses.dc.subject: Povos Indígenas
Educação Descolonizadora
Formação de Professores
Cultura Indígena
Diálogo Intercultural
Indigenous Peoples
Decolonizing Education
Teacher Training
Indigenous Culture
Intercultural Dialogue
metadata.teses.dc.date.issued: 28-Aug-2024
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: FERREIRA, Paloma Martins. Ciências e culturas descolonizadoras: análise de uma aproximação entre o PIBID e a disciplina de pós-graduação em educação científica e ambiental. 2024. 89p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: A população brasileira apresenta uma grande diversidade sociocultural, resultante damiscigenação entre diferentes etnias, como africanas, indígenas e europeias. Entretanto, temprevalecido na sociedade um modelo hegemônico, que supervaloriza as culturas dominantes,enquanto que, as demais são silenciadas e omissas. Os povos indígenas enfrentam essaproblemática, visto que, tem sua cultura silenciada e não reconhecida pela sociedade. Essaopressão que esses povos sofrem tem reflexo no ambiente escolar já que, essa temática não émuito discutida e quando é feita, é promovida de forma superficial e fragmentada. Issoacontece devido as dificuldades que os professores encontram para promover discussões nesseâmbito. Por isso, é essencial refletir sobre a formação inicial de professores. Nesse sentido,este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do diálogo entre aspectos da culturaindígena e a formação inicial de professores a partir das atividades desenvolvidas nadisciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras pelos alunos participantes do Pibid do cursode licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Para isso, esseestudo empregou a abordagem qualitativa de pesquisa e envolveu a participação de dezesseisestudantes. Esses alunos participaram de uma disciplina de pós-graduação e ao términodesenvolveram uma atividade com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a cultura dospovos indígenas e o ensino de ciências e biologia. Após o desenvolvimento dessa atividade osestudantes fizeram relatos abordando as contribuições dessa prática para a formação inicial deprofessores. Assim, os dados obtidos através desses relatos foram analisados através daanálise de conteúdo e categorização conforme é proposto por Minayo.Foi possível organizaros dados em quatro categorias, sendo elas, formação enriquecedora, relevância para a históriae cultura, valorização do diálogo e luta e resistência dos povos indígenas. Assim, através dosresultados, pôde-se perceber o quanto foi importante a aproximação entre o Pibid e adisciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras para a formação inicial de professores.
metadata.teses.dc.description.abstract: The Brazilian population presents a great sociocultural diversity, resulting from the miscegenation between different ethnicities, such as African, indigenous and European. However, a hegemonic model has prevailed in society, which overvalues the dominant cultures, while the others are silenced and omitted. Indigenous peoples face this problem, since their culture is silenced and not recognized by society. This oppression that these people suffer is reflected in the school environment, since this theme is not much discussed and When it is done, it is promoted in a superficial and fragmented way. This happens due to the difficulties that teachers find to promote discussions in this context. Therefore, it is essential to reflect on the initial training of teachers. In this sense, this work aims to analyze the contributions of the dialogue between aspects of indigenous culture and the initial training of teachers from the activities developed in the discipline Sciences and Decolonizing Cultures by the students participating in the Pibid of the degree course in Biological Sciences at the Federal University. For this, this study used a qualitative research approach and involved the participation of sixteen students. These students participated in a postgraduate course and at the end they developed an activity with the objective of establishing a dialogue between the culture of indigenous peoples and the teaching of science and biology. After the development of this activity, the students made reports addressing the contributions of this practice to the initial training of teachers. Thus, the data obtained through these reports will be analyzed through content analysis and categorization as proposed by Minayo. It was possible to organize the data into four categories, namely, enriching training, relevance to history and culture, appreciation of dialogue and struggle and resistance of indigenous peoples. Thus, through the results, we were able to see how important the rapprochement between Pibid and the subject Sciences and Decolonizing Cultures was for initial teacher training.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59296
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons