Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59298
Título: Avaliação da implementação de medidas educativas contra leishmanioses em um município de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the implementation of educational measures against leishmaniasis in a municipality in Minas Gerais
Autor : Costa, Julia Ornellas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6166225754630908
Primeiro orientador: Barçante, Joziana Muniz de Paiva
Primeiro membro da banca: Guimarães, Camila Souza de Oliveira
Segundo membro da banca: Castro, Joseane Camilla de
Terceiro membro da banca: Ferreira, Raquel Aparecida
Palavras-chave: Leishmaniose
Educação em saúde
Doenças tropicais negligenciadas
Controle vetorial
Saúde pública
Leishmaniasis
Health education
Neglected tropical diseases
Vector control
Public health
Data da publicação: 28-Ago-2024
Agência(s) de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG)
Referência: COSTA, Julia Ornellas. Avaliação da implementação de medidas educativas contra leishmanioses em um município de Minas Gerais. 2024. 80p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Saúde) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Leishmanioses são doenças zoonóticas desencadeadas pela infecção por protozoários do gênero Leishmania. Estes parasitos são transmitidos por fêmeas do inseto flebotomíneo, popularmente conhecido como mosquito-palha. Dentre as medidas de controle dessas doenças, preconizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil, as ações de educação em saúde apresentam eficácia significativa por permitirem que a população atue na prevenção das mesmas. Diante o exposto, o presente estudo objetivou avaliar a implementação de atividades educacionais sobre leishmanioses entre escolares matriculados no Ensino Fundamental II do município de Ingaí, Minas Gerais. Foi aplicado um questionário inicial, contendo 20 questões, para avaliar o conhecimento prévio dos participantes sobre leishmanioses. Em seguida, foram ministradas oito oficinas pedagógicas dinâmicas sobre as doenças, utilizando materiais didáticos como jogos, armadilhas para flebotomíneo, lupas eletrônicas e microscópios. Em um intervalo de dois meses após a finalização das oficinas, o questionário foi reaplicado com o intuito de avaliar o conhecimento adquirido após as oficinas. Na avaliação de desempenho nos questionários, se o participante obteve entre 0 e 2 acertos, o desempenho foi caracterizado como insuficiente; entre 3 e 4 acertos, o desempenho foi caracterizado como regular; e entre 5 e 6 acertos, o desempenho foi considerado satisfatório. A pesquisa contou com a participação de 119 escolares. Todos os participantes apresentaram desempenho insuficiente no questionário inicial. Ao serem questionados acerca da existência de conhecimento prévio em leishmanioses, foram obtidas 117 (98%) respostas negativas. A ausência de familiaridade sobre o tema indica desafios na popularização das doenças, até mesmo em um município com casos notificados. Na realização do questionário final, 33% (39) dos participantes apresentaram desempenho insuficiente, 40% (47) regular e 27% (33) satisfatório. A quantidade de desempenhos insuficientes sofreu uma queda de 67,22%, o que sugere que as oficinas realizadas contribuíram com o melhor desempenho na atividade. Além disso, quando questionados acerca da percepção das atividades realizadas 94,95% (113) dos participantes aprovaram o jogo utilizado e 115 (96,63%) consideraram que a armadilha de flebotomíneos auxiliou no entendimento sobre o vetor. Além disso, quando os participantes foram questionados acerca do aproveitamento geral das oficinas, foram obtidas 110 (92,22%) perspectivas positivas. Os resultados obtidos indicam que a implementação das atividades educacionais em leishmanioses foi bem-sucedida, visto que houve uma melhora significativa do conhecimento dos participantes e aprovação das atividades realizadas.
Abstract: Leishmaniases are zoonotic diseases caused by infection with protozoans of the genus Leishmania. These parasites are transmitted by females of the phlebotomine bug, popularly known as sandflies. Among the disease control measures recommended by the Brazilian Ministry of Health, health education activities are significantly effective as they enable the population to take action to prevent the disease. In this context, this study aimed to evaluate the implementation of educational activities on leishmaniasis among schoolchildren enrolled in Primary School II in the municipality of Ingaí, Minas Gerais. An initial questionnaire containing 20 questions was used to assess the participants' prior knowledge of leishmaniasis. Eight dynamic educational workshops were then given on the diseases, using didactic materials such as games, phlebotomine traps, electronic magnifying glasses and microscopes. Two months after the end of the workshops, the questionnaire was reapplied in order to assess the knowledge acquired after the workshops. In the evaluation of performance on the questionnaires, if the participant got between 0 and 2 correct, performance was characterized as insufficient; if the participant got between 3 and 4 correct, performance was characterized as regular; and if the participant got between 5 and 6 correct, performance was considered satisfactory. The study involved 119 schoolchildren. All the participants performed insufficiently in the initial questionnaire. When asked if they had any prior knowledge of leishmaniasis, 117 (98%) of them answered in the negative. The lack of familiarity with the subject indicates challenges in popularizing the diseases, even in a municipality with reported cases. In the final questionnaire, 33% (39) of the participants performed insufficiently, 40% (47) regularly and 27% (33) satisfactorily. The number of insufficient performances fell by 67.22%, which suggests that the workshops held contributed to better performance in the activity. Furthermore, when asked about their perception of the activities carried out, 94.95% (113) of the participants approved of the game used and 115 (96.63%) considered that the phlebotomine trap helped them understand the vector. Furthermore, when the participants were asked about their overall enjoyment of the workshops, 110 (92.22%) positive views were obtained. The results obtained indicate that the implementation of the educational activities on leishmaniasis was successful, since there was a significant improvement in the participants' knowledge and approval of the activities carried out.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59298
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons