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Título: O papel da Setec na Bolsa Formação do Pronatec: um olhar sob a perspectiva da governança interativa
Título(s) alternativo(s): The role of Setec in bolsa formação do Pronatec: a look from the perspective of interactive governance
Autor : Xerez, Flávia Helena Saraiva
Lattes: https://lattes.cnpq.br/1613676477321082
Primeiro orientador: Ferreira, Patrícia Aparecida
Primeiro membro da banca: Tonelli, Dany Flávio
Segundo membro da banca: Moretto Neto, Luis
Terceiro membro da banca: Silva, Caetana Juracy Rezende
Palavras-chave: Bolsa formação
Governança interativa
Metagovernança
Política Pública
Educação profissional e tecnológica
Setec/MEC
Pronatec
Training scholarship
Interactive governance
Metagovernance
Public policy
Technical and vocational education
Data da publicação: 3-Set-2024
Referência: XEREZ, Flávia Helena Saraiva. O papel da Setec na Bolsa Formação do Pronatec: um olhar sob a perspectiva da governança interativa. 2024. 115p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Esta dissertação apresenta o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mais especificamente seu componente Bolsa Formação, e nele discute o papel da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec/MEC como metalíder. O Pronatec foi um programa de expansão e interiorização da EPT desenvolvido entre 2011 e 2016 pelo governo federal, o qual construiu uma forma nova de interação entre os atores envolvidos: demandantes, ofertantes e reguladores. O aporte teórico da governança interativa, associado à pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas com atores participantes do processo de implementação do programa, permitiu compreender a natureza das relações desenvolvidas entre os agentes, os papeis desempenhados e as condições sob as quais o programa foi implementado. Os achados apontam para a utilidade analítica da teoria da governança interativa e a melhor compreensão de condições de funcionamento para programas governamentais complexos, que envolvem diversos atores com experiências, missões e valores distintos, tanto governamentais quanto não governamentais.
Abstract: This thesis presents the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), more specifically its Bolsa Formação component, and discusses the role of Setec/MEC as a metagovernor. Pronatec was one Technical and Vocational Education and Training expansion and internalization program developed by the federal government, which created a new form of interaction between the actors involved: demanders, providers and regulators. The theoretical contribution of interactive governance, in association with bibliographical and documentary research and interviews with key actors in the program implementation process, allowed us to understand the nature of the relationships developed between the agents, the roles played by each kind of actor, and the conditions under which the program was carried out. Findings point to the analytical usefulness of the interactive governance theory and the better understanding of operating conditions for complex government programs, which involve diverse actors with different experiences, missions and values, both governmental and non–governmental ones.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59316
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



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