Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Madalena Pereira da | - |
dc.creator | Ferreira, Helena Maria | - |
dc.creator | Bonin, Joel Cezar | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T18:43:17Z | - |
dc.date.available | 2024-09-27T18:43:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. P.; FERREIRA, H. M.; BONIN, J. C. As contribuições da educomunicação para a formação de sujeitos críticos: Um diálogo entre os pressupostos teóricos de Paulo Freire e do círculo de Mikhail Bakhtin. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1819-1837, jul./set. 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16599. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16599 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59515 | - |
dc.description.abstract | Educommunication has favored a re-signification of the epistemological and methodological bases of the media's place in the school context, as well as an axiological discussion of the teacher's role in this new multimedia historical context. To highlight the contributions of Educommunication in the formation of critical subjects, the article raises a dialogue between two fundamental aspects to the understanding of Educommunication: - Freire and Bakhtin (and their Circle). The methodology is characterized by a theoretical investigation, qualitative nature and an epistemological approach of an interpretive nature, which seeks approximations between theories and presents positions on two key issues: the notion of subject and the ideological word. In the discussions, it was seen that the theoretical assumptions allow an approach that considers the dimensions of the use of language in media contexts with a view to a liberating pedagogy. As a conclusion, we point to the idea that subjects are constituted dialogically in/by language, as it favors a critical and emancipatory education. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Mikhail Bakhtin | pt_BR |
dc.subject | Formação de sujeitos críticos | pt_BR |
dc.subject | Palavra ideológica | pt_BR |
dc.subject | Educommunication | pt_BR |
dc.subject | Critical subject formation | pt_BR |
dc.subject | Ideological word | pt_BR |
dc.title | As contribuições da educomunicação para a formação de sujeitos críticos: um diálogo entre os pressupostos teóricos de Paulo Freire e do círculo de Mikhail Bakhtin | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educomunicação tem favorecido uma ressignificação das bases epistemológicas e metodológicas do lugar das mídias no contexto escolar, bem como uma discussão axiológica do papel do professor nesse novo contexto histórico multimidiático. Para evidenciar as contribuições da Educomunicação na formação de sujeitos críticos, o artigo suscita um diálogo entre duas vertentes fundamentais à compreensão da Educomunicação: Freire e Bakhtin (e seu Círculo). A metodologia caracteriza-se por uma investigação teórica, de natureza qualitativa e de abordagem epistemológica de cunho interpretativo, que busca aproximações entre as teorias e apresenta posicionamentos acerca de duas questões fulcrais: a noção de sujeito e da palavra ideológica. Nas discussões, viu-se que os pressupostos teóricos permitem uma abordagem que considera as dimensões do uso da linguagem em contextos midiáticos com vistas a uma pedagogia libertadora. Como fechamento, aponta-se para a ideia de que dialogicamente os sujeitos se constituem na/pela linguagem, pois ela favorece uma educação crítica e emancipatória. | pt_BR |
dc.description.resumen | La Educomunicación propone una resignificación de las bases epistemológicas y metodológicas del sitio de las medias en el contexto escolar, así como una discusión axiológica del papel del profesor en ese nuevo contexto histórico multimediático. Para evidencia r las contribuciones de la Educomunicación en la formación de sujetos críticos, el artigo suscita un diálogo entre dos vertientes fundamentales a la comprensión de la Educomunicación: - Freire y Bakhtin (y su Círculo). La metodología se caracteriza por una investigación teórica, de naturaleza cualitativa y abordaje epistemológica de carácter interpretativo, que busca por aproximaciones entre las teorías y presenta posicionamientos acerca de dos cuestiones basales: la noción de sujeto y de la palabra ideológica. En las discusiones, se percibe que los presupuestos teóricos permiten un abordaje que considera las dimensiones del uso del lenguaje en contextos mediáticos que se vuelven a una pedagogía libertadora. Como cierre, se apunta la idea de que dialógicamente los sujetos se constituyen en/por el lenguaje, pues él ampara una educación crítica y emancipatoria. | - |
Aparece nas coleções: | DEL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_As contribuições da educomunicação para a formação de sujeitos críticos.pdf | 314,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons