Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59603
metadata.artigo.dc.title: | Leitura de literatura e textos multimodais: uma proposta de abordagem intertextual. |
metadata.artigo.dc.creator: | Menezes, Wendel dos Santos de Souza, Larissa da Silva Lisboa |
metadata.artigo.dc.subject: | Ensino de literatura Letramento literário Textos multimodais Intertextualidade Identidade Literature teaching Literary literacy Multimodal texts Intertextuality Identity |
metadata.artigo.dc.publisher: | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
metadata.artigo.dc.date.issued: | 1-Dec-2022 |
metadata.artigo.dc.identifier.citation: | MENEZES, Wendel dos Santos de; SOUZA, Larissa da Silva Lisboa. Leitura de literatura e textos multimodais: uma proposta de abordagem intertextual. Cadernos acadêmicos: conexões literárias, Guarulhos, v. 3, p. 92-105, dez. 2022. |
metadata.artigo.dc.description.resumo: | O artigo pretende apresentar uma proposta de ensino de leitura literária que fuja do paradigma histórico-nacional que, considerando a abordagem de Cereja (2005) e Cosson (2020), não obtêm o sucesso esperado na formação de leitores de literatura. Logo, dada a importância da literatura na formação dos sujeitos, necessita-se de novas formas de trabalho com o texto literário, considerando, por exemplo, suas unidades temáticas. Os textos multimodais, de importância destacada inclusive em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem contribuir para aproximar o aluno das obras literárias, visto oferecerem diversidades de linguagem mais próximas das vivências dos estudantes. |
metadata.artigo.dc.description.abstract: | The article intends to present a proposal for teaching literary reading that escapes the historical-national paradigm that, considering the approach of Cereja (2005) and Cosson (2020), do not achieve the expected success in the formation of readers of literature. Therefore, given the importance of literature in the formation of subjects, new ways of working with the literary text are needed, considering, for example, its thematic units. Multimodal texts, of outstanding importance even in official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), can contribute to bringing the student closer to literary works, as they offer language diversities closer to the students' experiences. Literary literacy, in turn, becomes an appropriate organization to promote this reading practice, combining the literary work with multimodal texts from a perspective of diversity of identities, and seeking, through literature, to discuss contemporary themes. |
metadata.artigo.dc.identifier.uri: | https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/99 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59603 |
metadata.artigo.dc.language: | pt_BR |
Appears in Collections: | BU - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Leitura de literatura e textos multimodais.pdf | 656,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License