Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59611
Título : Punitivismo na filosofia da inclusão social em universidades federais: multas por atraso em bibliotecas universitárias
Título(s) alternativo(s): Punitivism in the philosophy of social inclusion in federal universities: sanctions for late returns in university libraries
Autor: Calsavara, André Felipe
Medeiros, Simone Assis
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Sanções disciplinares
Multa financeira
Inadimplência em bibliotecas
Inclusão social
University libraries
Disciplinary sanctions
Financial fine
Library delinquency
Social inclusion
Publicador: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Data da publicação: 17-Set-2024
Referência: CALSAVARA, A. F. .; MEDEIROS, S. A. . Punitivismo na filosofia da inclusão social em universidades federais: multas por atraso em bibliotecas universitárias. Ciência da Informação Express, [S. l.], v. 5, p. 1–19, 2024. DOI: 10.60144/v5i.2024.117. Disponível em: https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/117. Acesso em: 25 out. 2024.
Resumo : Introdução: sanções disciplinares são uma forma comumente utilizada por universidades públicas de educar estudantes que atrasam a devolução de materiais bibliográficos emprestados. Objetivo: buscar uma correlação entre o valor monetário aplicado pela instituição e aspectos econômicos ou geográficos (IDH e região brasileira) que justifique a heterogeneidade dessas modalidades punitivas. Metodologia: a técnica principal de levantamento de dados deste estudo foi a pesquisa documental, por meio da análise dos regulamentos para usuários disponibilizados nos sites das próprias bibliotecas de 47 universidades públicas federais brasileiras. Em alguns casos especiais, a coleta foi realizada por e-mail. Resultados: identificou-se que a definição do valor da multa por atraso na devolução de livros em bibliotecas universitárias é um assunto complexo e sem uma padronização evidente. Conclusões: com base nos resultados obtidos, foram propostas reflexões acerca da natureza dessas sanções, autonomia universitária e usuários como indivíduos singulares.
Abstract: Introduction: Disciplinary sanctions are a common method used by public universities to educate students who delay the return of borrowed bibliographic materials. Objective: To seek a correlation between the monetary value imposed by the institution and economic or geographic aspects (HDI and Brazilian region) that justify the heterogeneity of these punitive modalities. Methodology: The main data collection technique in this study was documentary research, through the analysis of user regulations available on the websites of 47 Brazilian federal public university libraries. In some special cases, data were collected via email. Results: It was found that the determination of the late return fine value in university libraries is a complex issue without evident standardization. Conclusions: Based on the results obtained, reflections were proposed regarding the nature of these sanctions, university autonomy, and users as unique individuals.
URI: https://doi.org/10.60144/v5i.2024.117
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59611
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons