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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59746
Título: | Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos com duas surdas e um surdo estudante em um CAEE |
Título(s) alternativo(s): | Developing the concept of division through inclusive investigation scenarios with two deaf female students and one deaf male student at CAEE |
Autor : | Fernandes, Guilherme Garcia |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0490821126270240 |
Primeiro orientador: | Mendes, Rosana Maria |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Erica Alves |
Segundo membro da banca: | Pinto, Gisela Maria da Fonseca |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem Conceito de divisão Surda e surdo estudante Educação Matemática inclusiva Cenários para investigação inclusivo Teaching-learning Division concept Deaf students Inclusive mathematics Education Inclusive investigation scenarios |
Data da defesa: | 27-Ago-2024 |
Data da publicação: | 16-Dez-2024 |
Referência: | FERNANDES, Guilherme Garcia.Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos com duas surdas e um surdo estudante em um CAEE. 2024. 136 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa, de caráter qualitativa, (Flick, 2009), foi desenvolvida em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), localizado no Sul de Minas Gerais. Teve como objetivo geral “investigar o processo de construção do conceito de divisão por duas Surdas e um Surdo estudante, mediado pela Libras e pela visualidade”. Como objetivo específico buscamos “desenvolver uma Sequência Didática para trabalhar o conceito de divisão junto à Surdas e Surdos estudantes, adotando como perspectiva Cenário para Investigação Inclusivo”. Neste trabalho baseamos na Pedagogia Visual proposta pela Surda autora Campello (2008). Destacamos que os dados desta pesquisa foram compartilhados com Carvalho (2024). Para produção dos dados utilizamos videogravações, diário de campo do pesquisador e o registro escrito das e do estudante. Para a análise dos dados utilizamos a metodologia de análise de conteúdo proposta por Mendes et al. (2022). Com os dados transcritos, após o tratamento dos dados, encontramos duas categorias de análise: (1) Estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem do conceito de divisão; (2) Processo de ensino aprendizagem do conceito de divisão e a Cultura Surda. Como resultados da presente pesquisa elencamos na primeira categoria de análise as seguintes estratégias para resolver os cenários propostos: (1) utilização de recursos visuais; (2) contagem; (3) estimativa; (4) cálculo mental; (5) algoritmo da divisão. Na segunda categoria de análise elencamos: (1) satisfação em relação à metodologia; (2) utilização da cor; (3) desenho; (4) Tradução da Linguagem Matemática e para Libras; (5) contagem em Libras. Além disso, destacamos a importância de uma prática contextualizada que leve em consideração o encontro entre a diferença, aspectos da Cultura Surda, a Libras e a Visualidade. Percebemos como o uso dos recursos visuais pôde proporcionar diferentes formas de interpretar, resolver e expressar a Matemática. A partir dos dados constituídos elaboramos um Produto Educacional que propõem uma Sequência Didática na perspectiva de Cenários para Investigação Inclusivo a respeito do conceito de divisão, que podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. |
Abstract: | This qualitative research (Flick, 2009) was conducted at a Specialized Educational Assistance Center (CAEE) located in southern Minas Gerais. The general objective was to "investigate the process of constructing the concept of division by two Deaf female students and one Deaf male student, mediated by Brazilian Sign Language (Libras) and visuality." Specifically, we aimed to "develop a Didactic Sequence to work on the concept of division with Deaf students, adopting an Inclusive Investigation Scenario perspective." This work is based on Visual Pedagogy proposed by the Deaf author Campello (2008). We highlight that the data from this research were shared with Carvalho (2024). For data collection, we used video recordings, the researcher's field diary, and the students' written records. For data analysis, we employed the content analysis methodology proposed by Mendes et al. (2022). After transcribing and processing the data, we identified two categories of analysis: (1) Strategies used in the teaching and learning process of the division concept; (2) Teaching and learning process of the division concept and Deaf Culture.In the first category of analysis, we listed the following strategies for solving the proposed scenarios: (1) use of visual resources; (2) counting; (3) estimation; (4) mental calculation; (5) division algorithm. In the second category of analysis, we listed: (1) satisfaction with the methodology; (2) use of color; (3) drawing; (4) translation of Mathematical Language to Libras; (5) counting in Libras. Furthermore, we emphasize the importance of a contextualized practice that considers the intersection of difference, aspects of Deaf Culture, Libras, and Visuality. We observed how the use of visual resources provided different ways to interpret, solve, and express Mathematics. Based on the data collected, we developed an Educational Product proposing a Didactic Sequence from the perspective of Inclusive Investigation Scenarios regarding the concept of division, which can be implemented in mathematics classes. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59746 |
Publicador: | Universidade Federal de Lavras |
Idioma: | por |
Aparece nas coleções: | DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) |
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