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metadata.teses.dc.title: Estudo da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental
metadata.teses.dc.title.alternative: Study of affection in the process of teaching-learning mathematics at age finals of elementary school​
metadata.teses.dc.creator: Silva, Nayara Carvalho Santos da
metadata.teses.dc.creator.Lattes: https://lattes.cnpq.br/0247705119307079
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Teodoro​, Graziane Sales
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Sodré, Rita de Cássia Dornelas
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Souza , Thaís Paiva Porto de
metadata.teses.dc.subject: Afetividade
Ensino-aprendizagem
Matemática
Emoções
Crenças matemáticas
Relação professor-aluno
Ansiedade na aprendizagem
Affectivity
Teaching-learning
Mathematics
Emotions
Mathematical beliefs
Teacher-student relationship
Learning anxiety
metadata.teses.dc.date.issued: 17-Dec-2024
metadata.teses.dc.identifier.citation: SILVA, Nayara Carvalho Santos da. Estudo da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciências Exatas, Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: A afetividade no processo de ensino aprendizagem é um tema ainda recente, que, na década de 80, começou a ser observado pelos estudiosos pois enxerga os alunos como seres complexos e compostos de sentimentos, reações, emoções e crenças em relação à Matemática. Entende-se que o tema de alguma maneira influencia o processo de conhecimento e aprendizagem do aluno na disciplina, gerando ciclos positivos ou negativos nas memórias emocionais dos alunos. O presente trabalho faz um estudo sobre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, procura conhecer suas prováveis influências e apresentar possíveis soluções práticas que ajudem alunos e professores a superar essa dificuldade. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Realizou-se um estudo de campo, no qual foi aplicada uma Atividade investigativa que aborda inicialmente as crenças já existente dos alunos, assim como suas emoções e atitudes ao desenvolver as atividades matemáticas solicitadas e por fim uma roda de conversa para verificar os pontos de mais atenção citados pelos alunos sobre suas percepções. Listou-se possíveis soluções práticas aplicáveis nas situações de sala de aula pelos alunos e/ou professores. A pesquisa foi desenvolvida nas turmas do sexto ao nono ano, de uma escola cristã da rede privada na cidade de Divinópolis – MG, nas quais a pesquisadora leciona. Durante o decorrer das atividades foi possível notar que nem todas as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem da Matemática são de cunho cognitivo. Existem muitas influências afetivas e emocionais, como a não identificação com o professor, crenças anteriores limitantes em relação à Matemática ou ansiedade do aluno perante os temas estudados nos momentos ou anteriormente.
metadata.teses.dc.description.abstract: Affectivity in the teaching-learning process is still a recent topic, which began to be observed by scholars in the 1980s because it views students as complex beings composed of feelings, reactions, emotions, and beliefs regarding Mathematics. It is understood that the theme somehow influences the student's knowledge and learning process in the subject, generating positive or negative cycles in the students' emotional memories. This paper studies affectivity in the teaching-learning process of Mathematics in the final years of Elementary School, aiming to understand its probable influences and present possible practical solutions that help students and teachers overcome difficulties. The survey conducted is qualitative and exploratory in nature. A field study was carried out in which an investigative activity was applied. Initially, this activity addressed students' existing beliefs, as well as their emotions and attitudes when developing the requested mathematical activities. Finally, a talking circle was conducted to verify the key points raised by students regarding their perceptions. Possible practical solutions applicable to classroom situations by students and/or teachers were listed. The research was conducted in sixth- to ninth-grade classes of a private Christian school in the city of Divinópolis, MG, where the researcher teaches. During the process, it became evident that not all difficulties encountered in the teaching-learning process of Mathematics are cognitive in nature. There are many affective and emotional influences, such as not identifying with the teacher, previous limiting beliefs regarding Mathematics, or the student's anxiety about the topics studied at that moment or previously.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59751
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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