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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59752
Título: | “E eu tenho medo de pobre!!”: a manifestação discursiva do sujeito racista-aporofóbico |
Título(s) alternativo(s): | “And I’m afraid of the poor!!”: The discursive manifestation of the racist-aporophobic subject |
Autor : | Paula , Marcos Roberto de |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3050184685828916 |
Primeiro orientador: | Cano, Márcio Rogério de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Silva , Luciana Soares da |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Jarbas Vargas |
Palavras-chave: | Aporofobia Racismo estrutural Sujeito discursivo Branquitude Pobreza Imaginários sociais Aporophobia Structural racism Discursive subject Whiteness Poverty Social imaginaries |
Data da defesa: | 27-Set-2024 |
Data da publicação: | 17-Dez-2024 |
Referência: | PAULA, Marcos Roberto de. “E eu tenho medo de pobre!!”: a manifestação discursiva do sujeito racista-aporofóbico. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras – Objetos Culturais e Produção de Sentidos) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender a constituição do sujeito racista-aporofóbico, bem como analisar os efeitos de sentido produzidos pela articulação discursiva que manifesta tal sujeito. O trabalho insere-se no âmbito epistemológico da Análise do Discurso Francesa, doravante AD, e nas movimentações analítico-discursivas do Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção do Discurso (GPLPD-UFLA). Nesse viés, a partir dos estudos sobre a aversão às pessoas pobres, notou-se que a aporofobia e o racismo relacionam-se no Brasil, tendo em vista que boa parte da população negra brasileira é afetada pelo empobrecimento. Com isso, para compor esta investigação científica, destacaram-se fatores sócio-históricos, ideológicos e discursivos a respeito da pobreza, do racismo e do pacto da branquitude. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se no pensamento de Cortina (2020) a concepção de aversão às pessoas pobres, a aporofobia. Recorreu-se também aos estudiosos que estruturaram a AD, como é o caso de Pêcheux (2014), Orlandi (2008; 2020), Courtine (2014), Brandão (2004), Cano (2012), Charaudeau (2017), Maingueneau (2008). Além disso, utilizou-se de conhecimentos elaborados pela História, pela Sociologia, pela Psicologia Social e pela Psicanálise para saber o que é pobreza, como ela se forma no Brasil – principalmente, pela relação com os processos de colonização e de escravização – e como o racismo estrutural e o pacto da branquitude atravessam a construção do lugar de branco-enriquecido e do lugar de negro-empobrecido. O material que compõe o corpus consiste em dois recortes discursos provenientes de duas gravações que se tornaram notícias. O primeiro recorte discursivo advém de um vídeo publicado em 27 de dezembro de 2023, o qual apresenta uma mulher branca, num shopping center de Ipatinga-MG, agredindo verbalmente uma mulher negra que estava trabalhando na função de serviços gerais. Já o segundo recorte, noticiado em 12 de julho de 2014, apresenta cenas de outra mulher branca, também num shopping centerno Rio de Janeiro, proferindo palavras odiosas a outra mulher negra. Tal material enunciativo constitui-se como um discurso racista-aporofóbico. Com isso, partindo dos princípios e procedimentos da AD, optou-se pelas categorias de condições de produção (CP), de imaginários e de sujeito para alcançar o objetivo proposto. Na análise, foi possível resgatar pelo corpus os fatores sócio-históricos e ideológicos presentes nos imaginários, nas CP e no sujeito. Através do corpus evocou-se, por exemplo, componentes do processo de urbanização e de modernização de São Paulo e também da instituição dos Campos de Concentração no Ceará. Logo, constatou-se que o corpus analisado está imiscuído de fatores racistas e aporofóbicos. Portanto, ao final, entendeu-se que o sujeito racista-aporofóbico para manter-se na posição de mando elitizado, descaracteriza a humanidade e dignidade da pessoa negra-empobrecida impondo-lhe traços sócio-históricos e discursivos que a oprimem e desumanizam-na, como também a relegam a condições precárias de existência. |
Abstract: | This research analyzes the constitution of the racist-aporophobic subject, as well as the effects of meanings produced by the discursive articulation that manifests such a subject. The work falls within the epistemological scope of Discourse Analysis (DA) and studies by the Reading and Discourse Production Research Group (GPLPD-UFLA). From studies on aversion to poor people, it was noted that aporophobia and racism are related in Brazil. Considering that a large part of the black Brazilian population is affected by impoverishment. Therefore, in this scientific investigation, socio-historical, ideological and discursive factors regarding poverty, racism and the pact of whiteness stood out. For the development of the research, Cortina' (2020) thought was sought for the concept of aversion to poor people, aporophobia. We also used the scholars who structured AD, such as Pêcheux (2014), Orlandi (2008; 2020), Courtine (2014) andother researchers. Furthermore, we esorted to knowledge developed by History, Sociology and Social Psychology to know what poverty is, how it forms in Brazil, mainly through its relationship with the processes of colonization and enslavement, and how structural racism and the pact of whiteness impact the construction of the place of white-enriched and the place of black-impoverished. The material that makes up the corpus consists of two speeches that were cut from two recordings, which became news. The first discursive excerpt was taken from the video published on December 27, 2023, which shows a white woman, in a shopping center in Ipatinga-MG, verbally attacking a black woman, who was working in a general services role. The second speech, reported on July 12, 2014, features scenes of another white woman, also in a shopping center in Rio de Janeiro, saying hateful words to another black woman. Thus, based on the principles and procedures of AD, the categories of production conditions, imaginaries and subject were chosen to achieve the proposed objective. In the analysis, it was possible to recover through the corpus the socio-historical and ideological factors present in the imaginary, in the PC and in the subject. Such discursive elements evoke, for example, components of the urbanization and modernization process in São Paulo, as well as the institution of the Concentration Camps in Ceará. Therefore, it was found that the analyzed corpus is permeated with racist and aporophobic factors. In the end, it was understood that the racist-aporophobic subject, to maintain his position of elitist command, mischaracterizes the humanity of the impoverished black person by imposing socio-historical and discursive traits that dehumanize him. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59752 |
Publicador: | Universidade Federal de Lavras |
Idioma: | por |
Aparece nas coleções: | DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) |
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