Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59950
Título: Interdisciplinaridade no ensino de física: termodinâmica no funcionamento do corpo humano
Autores: Oliveira, Dircelene de Rezende Arantes
Libardi, Helena
Palavras-chave: Ensino interdisciplinar
Termodinâmica
Estratégias de ensino
Física - Estudo e ensino
Corpo humano
Data do documento: 15-Mai-2025
Editor: UFLA
Citação: OLIVEIRA, Dircelene de Rezende Arantes; LIBARDI, Helena. Interdisciplinaridade no ensino de Física: termodinâmica no funcionamento do corpo humano. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).
Série/Relatório no.: Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente
Descrição: O presente produto educacional propõe uma sequência didática interdisciplinar voltada ao ensino de Física no 2º ano do Ensino Médio, integrando conteúdos de termodinâmica, termoquímica e metabolismo. As atividades articulam conceitos das disciplinas de Física, Química e Biologia para explorar a produção, transformação e dissipação de energia no corpo humano. A proposta é composta por nove aulas, incluindo atividades lúdicas, experimentos, uso de simuladores e rodas de conversa, com o objetivo de promover a aprendizagem significativa e incentivar a participação de estudantes com dificuldades de aprendizado.
* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59950
ISBN: 978-65-84982-22-2
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons