Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Ciência e Agrotecnologia >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6178

Title: Resistência a antimicrobianos de bactérias oriundas de ambiente de criação e filés de tilápias do nilo (Oreochromis niloticus)
???metadata.dc.creator???: Lima, Rejeana Márcia Santos
Figueiredo, Henrique César Pereira
Faria, Flaviane Castro de
Picolli, Roberta Hilsdorf
Bueno Filho, Júlio Silvio de Sousa
Logato, Priscila Vieira Rosa
Keywords: Bactéria
Resistência a antibióticos
Tilápia do Nilo
Publisher: Editora da Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.date???: 1-Feb-2006
Citation: LIMA, R. M. S. et al. Resistência a antimicrobianos de bactérias oriundas de ambiente de criação e filés de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus). Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 30, n. 1 , p. 126-132, jan. 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: A resistência de bactérias a antimicrobianos foi determinada em uma piscicultura de tilápias (Oreochromis niloticus) em tanques de terra, sem utilização de antibióticos para profilaxia ou controle de doenças. Foi selecionado um tanque, capturados peixes e coletadas amostras de conteúdo intestinal e superfície dos peixes, água de abastecimento e do tanque, ração, filés de tilápias frescos e congelados. Colônias representativas foram selecionadas e analisadas pelos testes de Gram, catalase, oxidase e oxidaçãofermentação. Foram selecionadas 89 amostras e submetidas a antibiograma, utilizando vários antimicrobianos. A maioria das bactérias pertenceu às famílias Enterobacteriaceae e Vibrionaceae. Tanto no ambiente de criação como nos filés de tilápias observou-se que os isolados bacterianos apresentaramse resistentes principalmente a ampicilina e eritromicina. O índice de múltipla resistência a antimicrobianos (MAR) foi calculado, sendo que do total de 89 isolados analisados 74 (83%), apresentaram MAR ³ 0,2, ou seja apresentaram-se resistentes a dois ou mais antimicrobianos. As freqüências de índice MAR foram altas e maiores na ração.
Other Identifiers: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000100018
???metadata.dc.language???: pt
Appears in Collections:Ciência e Agrotecnologia

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback