Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6322
Título: Silagem de resíduos da filetagem de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus), com ácido fórmico - análise Bromatológica, físico-química e microbiológica
Autor: Oliveira,Marinez Moraes de
Pimenta,Maria Emília de Sousa Gomes
Camargo,Antônio Cléber da Silva
Fiorini,João Evangelista
Pimenta,Carlos José
Palavras-chave: Silagem
alimentação
resíduos
Peixe
filetagem
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Dez-2006
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000600027
Descrição: O experimento avaliou o valor nutritivo da silagem ácida da filetagem da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus Linneaus, 1758), visando sua utilização em substituição à farinha de peixe na alimentação de organismo aquático. A silagem consistiu de resíduos da filetagem de tilápia (carcaça) e 3% de ácido fórmico, armazenada em temperatura ambiente (máxima média de 21,5ºC) e temperatura mínima média de 15ºC, por trinta dias, em baldes de polietileno com um orifício, por onde os gases saiam. O pH foi monitorado no 1º, 15º e 30º dia. Foram realizadas análises microbiológicas para contagem total de microrganismos e coliformes a 35ºC e 45ºC. O pH apresentou média de 3,95 ao final dos 30 dias. Nas análises microbiológicas observou-se a ausência de coliformes a 45ºC e, que a quantidade de microrganismos diminuiu gradativamente. Do ponto de vista microbiológico, a silagem ácida de resíduo da filetagem de tilápia mostrou-se como alimento alternativo viável para a alimentação animal.
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.